Animais das pessoas em situação de rua são abrigados durante Operação Inverno em Piracicaba

Animais das pessoas em situação de rua são abrigados durante Operação Inverno em Piracicaba

Com o objetivo de garantir a proteção e os direitos da população em situação de rua, a Operação Inverno tem oferecido abrigo, também, aos seus animais de estimação. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), intensificou as ações com a oferta de 100 vagas para pernoite, em dois abrigos: o Centro Paralímpico e o Núcleo de Acolhimento Califórnia.

Foto: Divulgação/Smads

As abordagens são realizadas até às 23h, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e após este horário, a Guarda Civil Municipal oferece o apoio nos locais de maior concentração das pessoas em situação de rua. Se durante a busca ativa for constatado a companhia de algum pet, o mesmo será encaminhado junto ao tutor para um dos abrigos emergenciais, onde poderá dormir em um local limpo e quente.

“O laço afetivo que essas pessoas possuem com seus animais de estimação é muito forte, por isso não podemos deixá-los para trás. Desde o início da operação inverno, fizemos questão de abrigar seus cães pois eles também sofrem com o frio. Isso já é prática no Núcleo de Acolhimento Califórnia durante todo o ano”, contou a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

A população pode solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389, (19) 99446-5654 ou 153, Guarda Civil Municipal.

BALANÇO – Em dez dias de execução, a operação inverno atendeu em média, 56 pernoites. Na primeira noite, dia 17/05, 54 pessoas foram encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Guarda Civil Municipal. Na noite de quinta-feira, 26/05, 61 pessoas aceitaram a pernoite.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também