Dez veículos abandonados são retirados das ruas de Piracicaba

Dez veículos abandonados são retirados das ruas de Piracicaba

Ação realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), em parceria com a Guarda Civil, a Polícia Militar e o Detran-SP, autuou e recolheu dez veículos com características de abandono em cinco bairros. A fiscalização ocorreu ontem (25), e faz parte do movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito.

Foto: Isabela Borghese

De acordo com a Semuttran, o recolhimento de veículos abandonados é uma demanda recorrente da população e, por isso, a Pasta se mobilizou junto à Guarda Civil e à Polícia Militar para atender denúncias da população feitas pelo SIP-156.

As autuações e recolhimentos dos veículos hoje ocorreram nos bairros Nhô Quim, Pauliceia, Cecap, Caxambu e Piracicamirim. Eles foram enviados ao pátio do Detran-SP e apresentavam aspectos de abandono, como vidro quebrado, falta de rodas ou com pneus furados, entre outros.

A titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, lembra que os veículos abandonados trazem riscos à população, sejam como possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, esconderijos de drogas, locais com risco de violência contra vulneráveis, além da poluição visual e até mesmo são causadores de acidentes. “O recolhimento desses veículos, então, traz benefícios à saúde e segurança públicas e para o trânsito”, enfatiza Jane.

O coordenador operacional do 10º BPMI da Polícia Militar, major Neymar, frisa que as ações serão contínuas. “Quando trabalhamos de forma integrada, nós potencializamos as ações e maximizamos nossos resultados”, afirma.

A Semuttran tem intensificado, nos últimos meses, a fiscalização relacionada a veículos abandonados notificando os proprietários. Hoje foi a primeira ação de autuação e retirada desses veículos das ruas. “Com as notificações, nós já estamos verificando o aumento da retirada de forma voluntária. Mas agora, com essa ação, esperamos que essas retiradas voluntárias aumentem, porque nossa fiscalização continuará, para que nossas vias se tornem cada dia mais seguras”, afirma a titular da Semuttran.

Até abril deste ano, a Semuttran recebeu aproximadamente 105 denúncias de veículos abandonados via SIP-156. Alguns pontos dos quais veículos foram retirados hoje têm histórico de carros abandonados, como nas ruas Maria Stenico, no Nhô Quin, e na rua Nelson Camponês Brasil, no Piracicamirim, com reclamações no SIP-156 desde 2012.

PROPRIETÁRIOS – Segundo a Semuttran, para reaver os automóveis, os proprietários precisarão regularizar a situação dos veículos. O comandante major Neymar informa que, para isso, eles devem procurar o Detran-SP.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também