Saiba mais sobre a endometriose, doença que pode causar infertilidade nas mulheres

Saiba mais sobre a endometriose, doença que pode causar infertilidade nas mulheres

Especialista do CEJAM alerta para os riscos do problema, responsável por mais de 26 mil atendimentos via SUS em 2021

Uma a cada dez mulheres no Brasil sofre de endometriose, uma doença silenciosa e dolorosa que pode causar sérias dificuldades à saúde feminina. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que, em 2021, foram realizados mais de 26,4 mil atendimentos em decorrência da patologia.

O ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Nagahama, consultor do Programa Parto Seguro, gerenciado pelo CEJAM — Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, chama a atenção para o problema e para a importância dos serviços direcionados à mulher na Atenção Primária à Saúde.

A endometriose é uma doença inflamatória causada por células do endométrio — tecido que reveste o útero. Conforme o especialista, elas se desenvolvem fora do útero e agem de forma que, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto, caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos.

“O acompanhamento ginecológico possui um papel fundamental na identificação da doença, principalmente o exame de toque, essencial para o diagnóstico em casos endometriose profunda. Para a confirmação do caso clínico, exames laboratoriais também podem ser solicitados.”

Sintomas

Segundo Dr. Nagahama, é sempre necessário pensar na possibilidade de diagnóstico de endometriose quando a paciente apresenta sintomas que possam indicar a doença. “É necessário que as mulheres estejam atentas, pois geralmente eles estão relacionados à menstruação.”

Entre os sintomas principais estão dor pélvica, cólica intestinal, que pode estar ou não associada à diarreia e alterações urinárias. O médico afirma que dores durante as relações sexuais também podem ser um indicativo, além das sofridas durante o período menstrual, uma vez que a doença causa uma inflamação da pelve.

Riscos

A endometriose pode trazer danos à saúde feminina, como a dismenorreia — dor pélvica no período menstrual. “Ela pode ter caráter progressivo, podendo gerar um processo inflamatório que leva ao aumento da dor através do estímulo hormonal.”

Dr. Nagahama também chama a atenção aos riscos da infertilidade em decorrência da doença. “A endometriose é uma das causas importantes deste triste problema. Ela pode comprometer as tubas uterinas. Além disso, alterações hormonais e inflamatórias locais contribuem para o quadro de infertilidade”, reitera.

Tratamento

Os tratamentos para endometriose podem variar caso a caso, a partir da idade da paciente, no caso de já ter filhos ou não e de acordo com a amplitude da doença.

“Os casos devem ser avaliados de forma individualizada, pois cada paciente pode ter evoluções diferentes. No entanto, temos como tratamento fundamental a cirurgia laparoscópica, associada ao uso de medicações que inibem o estímulo da endometriose.”

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam o atendimento para evitar o agravamento da doença e caso haja a necessidade de cirurgia, a paciente é encaminhada para um hospital.

Sobre o CEJAM

O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Peruíbe e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também