Autoridades e instituições lamentam a morte de Thame; velório será na Câmara

Autoridades e instituições lamentam a morte de Thame; velório será na Câmara

A Prefeitura de Piracicaba (SP), a esposa Nancy Thame, o presidente do PSDB e o partido, o ex-prefeito Barjas Negri, o presidente da Câmara de Vereadodres Gilmar Rotta, a Acipi, e outros deputados emitiram nota de pesar pelo falecimento de Mendes Thame (PV). Ele tinha 75 anos e estava internado na Unimed.

Segundo o Poder Executivo municipal, “Mendes Thame deixa um legado de trabalhos prestados.”.

Sua esposa Nancy Thame publicou uma foto dos dois juntos em seu Instagram pessoal com a seguinte legenda: “Amor sem fim…. Hoje ele se foi …”.

Já o Poder Legislativo e o Poder Metropolitano da região de Piracicaba, através do presidente de ambas as casas, o vereador Gilmar Rotta, disse que Mendes era calmo e sereno. Ele também ressaltou que o parlamentar sempre teve o foco no futuro de Piracicaba.

A Câmara dos Deputados Federal também comentou a morte ressaltando projetos marcantes de Thame, como a que permitiu que trabalhadores com câncer ou que tenham parente com câncer possam sacar o FGTS.

Para Bruno Araújo, do PSDB, “Mendes Thame foi um dos mais brilhantes e dedicados parlamentares brasileiros, além de prefeito e secretário de Estado.”. Ele lembra que o parlamentar, eleito inúmeras vezes para deputado federal por Piracicaba, “teve participação ativa em enorme número de leis em vigor no Brasil.”, disse.

“É uma honra para o PSDB ter tido em Thame um dos construtores da reconhecida qualidade das bancadas do partido na Câmara Federal. Compartilhava suas ideias, ensinava ao mais jovens (fui um deles) e, sem propagandear, dava exemplo de comportamento na vida pública.”.

Mendes Thame foi um dos fundadores do PSDB em 1988, porém deixou o partido na última década e estava no Partido Verde. O partido ainda não se manifestou.

O ex-prefeito e Ministro da Saúde Barjas Negri também lamentou a morte e lembrou que como deputado, Thame “se dedicou muito às questões dos aposentados, com leis importantes.”.

Já como prefeito, Barjas lembrou que Thame asfaltou mais de 1,2 milhão de metros quadrados de ruas e avenidas de Piracicaba na década de 90 quando prefeito, o que foi um marco para a época. Também lembrou dos investimentos em iluminação de diversos bairros e a implantação das UPAs (prontos-socorros) Vila Cristina, Piracicamirim, Vila Sônia e Pauliceia.

Barjas também lembrou que Thame promoveu a descentralização dos terminais de ônibus que foram levados para os bairros e que o político fez expressivos investimentos em saneamento básico na cidade.

O tucano termina a nota ressaltando que Thame é o criador do MEI (Microempreendedor Individual), que tirou milhares de pessoas da informalidade. A importância desse projeto também foi lembrada pela Acipi em nota.

“É com imenso pesar que a Acipi lamenta o falecimento do ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba, o engenheiro agrônomo Antonio Carlos Mendes Thame. Thame participou da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) e, neste período, uma de suas principais contribuições foi a criação do projeto de lei do Microempreendedor Individual (MEI)”, diz a nota.

Os deputados estaduais Alex Madureira e professora Bebel, ambos eleitos por Piracicaba, também lamentaram nas redes sociais a morte. Houve ainda outras manifestações de políticos que trabalharam com Thame em Brasília.

Velório

O velório terá início às 15h, no Salão Nobre Helly de Campos Melges da Câmara Municipal de Piracicaba. Será recepcionado pela guarda de honra da Guarda Civil Municipal. O funcionamento da Casa nesta quinta-feira (28) será até 22h e a reabertura às 06h de sexta-feira (29).

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também