Piracicaba registra segundo caso de raiva em morcego em 2022

Piracicaba registra segundo caso de raiva em morcego em 2022

O morcego foi encontrado no bairro Nova Piracicaba

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou o segundo caso de raiva em morcego em Piracicaba em 2022. O resultado positivo foi confirmado pelo laboratório do CCZ-SP na última quarta-feira (20). O morcego estava morto e foi encontrado no bairro Nova Piracicaba, no dia 19 de abril, na Rua dos Pixoxós. O animal foi identificado como sendo de hábito insetívoro – se alimenta de insetos –, da espécie Myotis nigricans. O primeiro morcego positivo para raiva foi encontrado no começo de abril, no bairro Parque Orlanda.

Somente este ano, o CCZ já recolheu e enviou para diagnóstico da raiva 138 morcegos. No ano passado, ao todo, foram cerca de 350 animais recolhidos, com sete positivos para a doença e recolhidos nos bairros Colina Verde, Campestre, São Dimas, Santa Rosa, Vila Rezende, Água Branca e Morumbi. Em 2020 foram recolhidos cerca de 300 animais, com seis positivos para a doença, sendo dois recolhidos no Parque Orlanda e os demais no Jupiá, Centro, Pau D’Alhinho e Vila Independência.

O CCZ alerta para que os tutores de cães e gatos, principalmente da região do Nova Piracicaba, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, já que ficam expostos à contaminação. A Secretaria de Saúde mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos – contactantes com morcegos – em posto permanente na sede do CCZ (rua dos Mandis, s/n°, bairro Jupiá) de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h, e aos sábados das 09h às 11h, durante o ano todo. Além disso, o CCZ está devidamente preparado para realizar ações de bloqueio necessárias em caso de surgimento de algum caso confirmado para a doença em animais, conforme preconiza orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo, o que não ocorre neste momento.

Segundo orienta o coordenador do CCZ, o médico veterinário Matheus Santos, é importante que a população procure o Centro para o recolhimento dos morcegos. “Prestamos o serviço que faz o recolhimento destes animais, além de oferecermos as orientações adequadas. Pedimos apenas que a população fique atenta na hora desta solicitação já que recentemente tivemos alguns casos de falsas notificações para recolhimento de morcegos”, salienta.

No caso de animais com contato com morcegos, a orientação é que a pessoa entre em contato com o CCZ pelo telefone 3427-2400.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também