Trânsito inteligente: Piracicaba terá semáforos conectados por meio de tecnologia 4G

Trânsito inteligente: Piracicaba terá semáforos conectados por meio de tecnologia 4G

Mais inteligência semafórica para ampliar segurança e fluidez no trânsito do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), iniciou a instalação de tecnologia 4G em todos os controladores de semáforos, via satélite, o que vai melhorar a sincronicidade deles e diminuir custos em manutenção de cabeamento.

Fluxo do tráfego pode ser acompanhado via aplicativo em smarthphone | Foto: Andressa Mota/CCS

Com a implantação do novo sistema, a Semuttran também terá acesso à atualização, em tempo real, da situação do tráfego via Google. “Esse projeto traz mais conectividade aos nossos semáforos e, consequentemente, ao nosso trânsito e município, levando Piracicaba cada vez mais próxima do conceito de smart city (cidades inteligentes)”, afirma Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran.

Com a nova tecnologia, todos os 133 controladores dos 250 cruzamentos com semáforos do município estarão conectados via satélite com a CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), no 2º andar do Centro Cívico. “Com o sistema atual, vigente há dez anos e com capacidade limitada, apenas cerca de 70% dos controladores estão conectados à Central”, explica Jane.

Segundo a secretária, as primeiras avenidas a receberem a nova tecnologia foram a Armando de Salles Oliveira, a Independência, a Dona Francisca, parte da Limeira e da Dr. Paulo de Moraes. “A previsão é que todos os controladores estejam conectados à CIMM até junho”, informa Jane.

Todos os semáforos poderão ser controlados pela CIMM | Foto: Andressa Mota/CCS

O responsável pela CIMM, Ricardo Piton, explica que com todos os controladores conectados à Central, a Semuttran terá mais agilidade na tomada de decisões. Além do acesso a esses controladores pelos computadores, técnicos também poderão acessá-los via aplicativo para smartphone, o que vai facilitar ainda mais as alterações de sincronicidade, mudança de ciclos nos horários com mais fluxo, locais com congestionamentos, entre outros.“Isso vai tornar nosso trânsito mais fluido e inteligente”, comenta Piton.

CIMM – Atualmente, a CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade) não tem acesso a cerca de 30% dos controladores semafóricos, uma vez que o atual sistema, em uso há cerca de dez anos, tem capacidade limitada de armazenamento. Exemplos de controladores semafóricos não conectados à CIMM estão os do bairro Santa Teresinha e das avenidas Dois Córregos e Rio das Pedras.

“Essas regiões tiveram aumento significativo de fluxo de veículos nos últimos anos, o que demanda especial atenção da Semuttran. E com o 4G conseguiremos realizar alterações necessárias nesses locais de dentro do Centro Cívico ou de qualquer outro ponto do município pelo smarthphone”, comenta Piton.

Ainda de acordo com a Jane Franco de Oliveira, a instalação da tecnologia 4G é a primeira etapa de uma série de melhorias que a Pasta implanta no município, como o novo portal da Semuttran, que será lançado nos próximos meses, com objetivo de melhorar a prestação de serviços aos munícipes de forma automatizada pelo computador ou smarthphones, evitando o deslocamento até o Centro Cívico.

Controladores semafóricos da avenida Independência já receberam a nova tecnologia | Foto: Justino Lucente/CCS
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também