Páscoa 2022: 57% dos brasileiros declaram estar apertados para comprar ovos este ano

Páscoa 2022: 57% dos brasileiros declaram estar apertados para comprar ovos este ano

Sempre em busca de conhecer as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Hibou – empresa de monitoramento de pesquisas, em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners co, divulga a edição do Pulso de Páscoa que compreende a necessidade e prioridades dos consumidores na data, para esta data o Pulso contou com a participação de 1323 pessoas de nove cidades.

De início, para entender melhor os hábitos sociais das pessoas, a pesquisa perguntou quais das atividades habituais de Páscoa fazem parte da comemoração. O almoço em família se destaca com 63% e ainda o almoço com a troca de ovos/chocolates: 29%. Pratos típicos no almoço de domingo aparecem com 24%; ir à missa, 14%; caça aos ovos com as crianças, 13%; churrasco em casa, 11%; viajar com a família se mostrou uma opção quase nula com 3% e troca de presentes sendo não apenas ovos e chocolates, 2%.

Quanto ao que não pode faltar na Páscoa, os chocolates em geral ganharam o primeiro lugar com 36%, deixando os Ovos de Páscoa em segundo com 28%. Já o bacalhau recebeu 24% dos votos; peixe, 23%; vinho, 9%; churrasco, 8%; Colomba/rosca de Páscoa, 6%; Presentes (substituindo os ovos), 2%; teve 14% dos votos, trazendo um lado mais sentimental do que material onde os entrevistados escreveram palavras como família, fé, paz, amor, descanso, reflexão e sossego.

“A Páscoa sempre foi uma data muito importante na agenda das famílias. Desde o planejamento do almoço até as brincadeiras com as crianças. Acontece que houve um aumento muito grande nos valores dos chocolates em geral, e isso faz com que as pessoas procurem outras maneiras simbólicas de comemorar a data, fazendo ainda mais atividades caseiras e em família. Por isso, as marcas devem ficar de olho nessas mudanças e procurar um caminho que atenda o cenário em que o consumidor se encontra.”analisa Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.

Visto que 2% dos entrevistados disseram que presentes substituindo os ovos não podem faltar na Páscoa, a pesquisa procurou entender “que outros presentes você considera comprar?”:

  • 26% – Só compro ovos de chocolate mesmo
  • 23% – Colombas de Páscoa
  • 12% – Vinho e outras bebidas
  • 7% – Cestas em geral (aperitivos, café da manhã, lanche)
  • 5% – Brinquedos
  • 4% – Livros
  • 3% – Roupas
  • 3% – Flores
  • 2% – Viagens:
  • 0% – Eletrônicos
  • 35% – Nenhum das anteriores

“Os hábitos de consumo estão mudando, mas a tradição continua na rotina do varejo mesmo que com um olhar novo. É possível analisar, por exemplo, que o tradicional almoço em família continua em alta para comemorar a Páscoa, o que promove o momento de confraternização. Também é importante observar as prioridades dos brasileiros em relação aos gastos em datas como essa”, afirma Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

E o bolso para a comemoração deste ano?

O consumidor ainda se encontra em recuperação dos anos pandêmicos e cauteloso em relação aos gastos e se resguardando em momentos especiais com a família, 57% declararam estarem mais apertado e com isso fará menos compras; 16% disseram que embora estejam apertados financeiramente, vão manter a tradição de família; 22% está igual aos anos anteriores, nada mudou; 5% está melhor mas vai manter os hábitos de família e 0% declararam estarem melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais.

O que toda marca quer saber: Qual marca de chocolate você mais gosta? (a numeração é a quantidade de vezes que a marca foi mencionada):

  • Nestlé – 312
  • Lacta – 196
  • Cacau Show – 176
  • Lindt – 94
  • Garoto – 82
  • Kopenhagen – 74
  • Artesanais – 48
  • Ferrero Rocher – 40
  • Hershey’s – 14
  • Kinder – 14
  • Milka – 10
  • Dengo – 9

Quais formatos de chocolate você costuma comprar na Páscoa?

A questão dos preços também aparece no “top 3” e os consumidores parecem variar muito em relação ao formato, sempre em busca do melhor custo-benefício. Ovos e coelhos de chocolate ficam em primeiro lugar com 29% das preferências. Também foram citadas as caixas de bombom (28%), o que estiver com melhor preço (27%), se focam nas promoções (21%), barras de chocolate avulsas (18%), barras para derreter e fazer em casa (6%), cesta/kit com produtos de diversas marcas (6%), kit pronto de alguma marca que gosta (3%), monto uma caixa com produtos da mesma marca (1%) e outros, como artesanais e caseiros, 3%. 8% não compra outros tipos de chocolate.

Quais fatores são mais importantes na hora de comprar chocolates de Páscoa?

Em disparada, o fator Preço, indicado por 48% dos optantes, seguido com Promoção (preço especial), por 33%. Ao que parece os consumidores estão deixando suas preferências de sabor e marca em segundo plano, visto que houve um aumento de preço significativo em relação a 2021. Assim, Ser do chocolate que eu gosto (ex: Alpino, Diamante negro) aparece com 30%; Sabor de preferência: 28% e Marca do fabricante: 17%.

Até mesmo a vontade e pedidos específicos de sabores e brindes ficam para trás nessa Páscoa, com a Opinião/pedido dos filhos sendo 10%; Ser do mesmo sabor/marca que comemos normalmente: 10%; Brinde: 7%; Ter uma apresentação elegante: 6%; Promoção (sorteio): 5%; Ser temático: 5%; Ser vegano: 4%; Sem açúcar: 4%; Ter disponível no mercado: 4%; Sem lactose: 2% e Embalagem para presente: 2%

Por fim, a questão que sempre permeia o varejo para entender as mudanças de hábitos dos consumidores: Onde irá comprar seus chocolates/ovos de Páscoa?

  • Na loja física: 64%
  • Pela internet (com entrega): 10%
  • Formato pick-up (encomendar e retirar): 6%
  • Não se aplica: 24%

A sua compra em loja física será:

  • Em supermercado (Nestlé, Lacta, Garoto, etc): 63%
  • Em chocolates de marca (Kopenhagen, Cacau Show, Brasil Cacau, etc): 40%
  • De produtores caseiros ou de conhecidos/amigos que fazem ovos para ganhar um extra: 14%
  • Marcas artesanais: 12%
  • Em chocolates menores, com loja física: 5%
  • Compro os produtos e faço os ovos em casa: 3%

A sua compra pela internet será:

  • Site da marca: 26%
  • Sites de pequenos lojistas: 24%
  • Site de supermercados/hipermercados: 23%
  • Site de confeitarias/docerias: 18%
  • Redes sociais/anúncios, posts: 18%
  • Sites de chocolaterias: 8%
  • Redes sociais/grupos: 8%
  • Em app de delivery (Rappi, iFood e outros): 7%
  • Mercado Livre / Shopee: 5%
  • Marketplace de chocolates: 4%
  • No Google: 4%
  • Em Metaverso: 0%

Metodologia

A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1957 pessoas, no período de 09 a 13 de fevereiro de 2022. O resultado apresenta 2,7% de margem de erro.

Sobre a Score Retail
Score Retail é uma empresa de deta retail da B&Partners﹒co – The Brandtech Network. O embasamento em dados e tecnologia, pré e pós implementação nos permite desenvolver as melhores soluções para cada tipo de problema em ambientes de compra ou de consumo. Somos especialistas em remodelar a construção de marcas e experiências.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

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