Com queda nos casos de Covid-19, UPA Piracicamirim retoma atendimento normal

Com queda nos casos de Covid-19, UPA Piracicamirim retoma atendimento normal

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Fortunato Losso Netto, a UPA Piracicamirim, retoma seu funcionamento normal, para todos os atendimentos de urgência e emergência, após dois anos como unidade de referência para pacientes com síndrome gripal e respiratória decorrente da pandemia da Covid-19 no município.

Foto: Felipe Poleti/CCS

Dessa forma, a partir de agora, estão disponíveis na UPA 35 leitos de observação (24h), sendo 11 femininos, 10 masculinos, 11 de pediatria e três de emergência (SE). Além disso, a unidade ainda tem sete leitos para atendimento para pacientes com síndrome respiratória (Covid-19).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em janeiro deste ano, foram 38.441 notificações para Covid-19, sendo 10.360 positivos e 57 óbitos; em fevereiro foram 16.207 notificações, com 5.734 positivos e 70 óbitos; em março foram 10.840 notificações, 1.620 positivos e 15 óbitos por Covid-19. Sendo assim, entre janeiro e março deste ano, em total de notificações a queda foi de 72%, em total de casos positivos a redução foi de 84,4% e de 74% no total de óbitos.

Conforme o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a cidade passou por um período difícil, mas agora é um momento de retomada. “Estamos voltando a ter uma vida normal. O número de novos casos e de óbitos para a Covid-19 caíram significativamente no estado e em Piracicaba, o uso da máscara já é facultativo em quase todos os espaços públicos, exceto unidades de saúde e transporte público, por exemplo. A partir desta condição, decidimos retirar a exclusividade da unidade para atendimento Covid-19 e retomar seu funcionamento habitual para casos de urgência e emergência”, explicou.

A retomada dos serviços na UPA Piracicamirim deve desafogar o atendimento nas outras três UPAs da cidade que, em alguns dias da semana, acabam ficando sobrecarregadas.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também