Parceria entre ArcelorMittal e Prefeitura vai disponibilizar óculos de grau a cerca de 4.000 alunos

Parceria entre ArcelorMittal e Prefeitura vai disponibilizar óculos de grau a cerca de 4.000 alunos

Para os alunos dos primeiros anos das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação ArcelorMittal, Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Saúde do Escolar, iniciou as ações referentes ao projeto de acuidade visual para os alunos dos primeiros anos das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Piracicaba.

Foto: Divulgação

A ação está vinculada ao Programa Ver e Viver – ArcelorMittal, sendo esse realizado desde 1999, contemplando, nesse período, mais de 74 mil alunos vinculados à Rede Municipal. Em 2022 a ação teve início em março e irá atender cerca de 4.000 alunos do 1° ano do ensino fundamental, os quais farão exames para diagnosticar a necessidade do uso de óculos. As atividades estão previstas até outubro deste ano.

“A ArcelorMittal é uma parceira de anos, já ofertando dignidade para milhares de alunos assistidos pela nossa Rede Municipal de Educação desde 1999. A cessão dos pares de óculos para aqueles que possuem algum tipo de problema na visão reflete positivamente no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes por meio programa Ver e Viver”, frisa o secretário municipal da Educação, Bruno Roza.

CAPACITAÇÃO – Na segunda quinzena de março, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado o treinamento com a enfermeira do trabalho Mag Cleto, da Abertta Saúde/ArcelorMittal, com o objetivo de orientar e capacitar as equipes sobre a aplicação do teste de SNELLEN e preencher documentos durante a realização do programa.
O treinamento contou com a presença de 100 profissionais, englobando o Setor de Saúde do Escolar, bem como dos gestores das unidades escolares, orientadores de alunos e auxiliares de ação educativa de 47 unidades da Rede.

SOBRE O PROGRAMA – O programa é composto pelas seguintes etapas: autorização dos pais, realização do teste de SNELLEN e confirmação do teste, caso o resultado dos testes esteja abaixo da média obrigatória, o aluno será encaminhado para consulta com oftalmologista na Clínica dos Olhos, Receituário / Comparecimento à ótica e Retirada dos óculos na ótica.

Após o preenchimento do relatório final de acompanhamento e de desenvolvimento do programa de cada escola, os alunos diagnosticados e que demandam o uso de óculos os receberão gratuitamente pela Fundação ArcelorMittal.

Foto: Divulgação
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também