Nova fachada verde da Frias Neto integra ações de ESG

Nova fachada verde da Frias Neto integra ações de ESG

Ações de sustentabilidade unem responsabilidade ambiental, social e de governança

ESPECIAL

Noivinhas, aspargos alfinetes e clúsias foram as plantas que deram um ar fresco e acolhedor para a nova fachada da Frias Neto Consultoria de Imóveis. A recém-inaugurada fachada ganhou um jardim vertical natural e irrigação especial com água da chuva, também utilizada nos banheiros e nos jardins. A reforma também está alinhada à identidade da empresa.

Entendemos que estamos em um momento do mundo cuja pauta ambiental não é apenas um diferencial, ela é urgente e passa também pelas menores atitudes. Na Frias Neto estamos cada dia mais engajados em fazer o nosso melhor, seja com uma fachada de plantas, no aproveitamento da água da chuva ou mesmo em nossas atividades sociais, que não devem ser desconectadas da sustentabilidade. Vale destacar que esse conceito abrange tanto a preservação ambiental quanto o desenvolvimento econômico”, afirmou Angelo Frias Neto, diretor-presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis.

A iniciativa da empresa integra suas ações de ESG (Environmental, Social and Governance), cuja proposta é o investimento em práticas ambientais, sociais e de governança. Essa política institucional atua em duas pontas: minimizar os impactos no meio ambiente e construir um mundo mais justo, o que envolve ações em diversos setores.

ESG – Entre essas atividades da Frias Neto inclusas nas políticas de ESG estão: adoção de áreas verdes da cidade (desde 2005); plantios de mudas de árvores em praças; e aquisição de elevador e equipamentos com baixo consumo de energia elétrica na sede.

A Frias Neto ainda incentiva a mobilidade, disponibilizando um estacionamento de bicicletas; assim como o esporte, apoiando projetos dos times de futebol e basquete do XV de Piracicaba, a equipe de ciclismo Green Piracicaba e a realização de passeios ciclísticos; além de projetos culturais, como Falando da Vida e o Feimep (Festival Internacional de Música de Piracicaba).

Na área social, a empresa fez a doação de duas casas à Muccap (Associação Pró-mutirão da Casa Popular de Piracicaba), além da contribuição mensal. “Com a ajuda dos nossos clientes (Campanha Doe seu Click), pudemos fazer essa doação. Enquanto uma empresa que lida com o sonho do lar e casa própria, essa pauta nos é muito sensível e estamos felizes em poder colaborar com essa organização que está há duas décadas mudando a realidade de várias famílias”, pontuou Celisa Amaral Frias, Diretora Institucional.

FACHADA – O projeto da nova fachada da Frias Neto Consultoria de Imóveis foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Santos Bergamasco Arquitetos. “A nova fachada é resultado de um projeto de modernização da identidade da marca, sem perder sua essência e tradição na comercialização de imóveis na região de Piracicaba. A transformação profunda aconteceu devido a utilização de diversos tipos de materiais, um jardim vertical que reveste boa parte da fachada e o reaproveitamento de materiais e brises que agora seguem novos padrões de cores e proporcionalidade”, afirmou o arquiteto José Ernesto Rocha Santos.

Conforme explicou o também arquiteto da obra, Fernando Bergamasco, a reforma seguiu os mais modernos padrões de construção e sustentabilidade, que ajudam a proporcionar economia e conforto térmico aos clientes e colaboradores. “O resultado foi uma volumetria mais horizontal, formada pelo grupamento de prismas retangulares e materiais como o concreto, ACM, alumínio com pintura eletrostática e vidros, resultando em espaços internos e externos proporcionais e adequados ao uso comercial. Temos muito orgulho em fazer parte da nova fase da Frias Neto, que segue sua trajetória com ética e muito trabalho”.

O paisagista André Bailone, CEO da VERTIGARDEN destacou a visibilidade do jardim vertical. “Essa foi uma parceria da Vertigarden com a Frias Neto. O objetivo foi promover a arquitetura verde e mostrar soluções novas para os imóveis da cidade. A localização da imobiliária permite que esse projeto seja um presente à Piracicaba, incentivando que todos tenham essa preocupação em manter a cidade sempre bonita”, disse.

O profissional ainda explicou sobre a escolha das plantas, focada em uma única cor. “Tentamos deixar o projeto com diferentes texturas e com uma coloração mais verde, para contrastar bem com o concreto aparente de toda a fachada, acentuando ainda mais a arquitetura e deixando-a mais elegante”.

A Vertigarden é uma empresa piracicabana que está completando 10 anos. Além de jardins verticais, constrói telhados verdes e projetos de produção de alimentos em casa. “Nossos jardins são 100% brasileiros e produzidos aqui mesmo em Piracicaba. Essa solução veio por conta de os espaços dentro das cidades serem cada vez mais escassos e termos a necessidade de mais verde para aumento da biodiversidade. Os jardins verticais podem ser aplicados em diversos materiais e independem do tamanho do espaço, o que ajuda muitas pessoas que moram em apartamentos e gostariam de ter plantas em casa, até mesmo pelo bem-estar”.

Um dos diferenciais dos projetos da Vertigarden é o sistema de irrigação 100% automatizado, o que diminui a morte de plantas devido à falta de água, que pode acontecer por esquecimento ou viagens. No caso da fachada da Frias Neto, essa irrigação será feita com o reaproveitamento da água da chuva.

O responsável pela execução da obra da fachada, Roberto Camolezi Pires, relatou que todos projetos têm seus próprios desafios, o importante é ter pessoas capacitadas para dar soluções e equipes engajadas. Projetos sustentáveis não são diferentes, mas no fim, são capazes de promover um melhor bem-estar. “Hoje está bem comum esse pensamento sustentável, trabalhar com plantas e jardins verticais. Está muito grande a procura, pois muitas pessoas sentem falta dessa interação entre a construção sólida e o verde da natureza. É muito bom fazer esses projetos, pois sempre o resultado final é satisfatório, de crescer os olhos”.

Foto: Divulgação/Frias Neto
Foto: Divulgação/Frias Neto
Foto: Divulgação/Frias Neto
Foto: Divulgação/Frias Neto
Foto: Divulgação/Frias Neto
Foto: Divulgação/Frias Neto
Foto: Divulgação/Frias Neto
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também