Com visita de Bia Doria, Piracicaba (SP) recebe 1º Fórum "Cachaça.SP"

Com visita de Bia Doria, Piracicaba (SP) recebe 1º Fórum “Cachaça.SP”

Piracicaba recebeu na manhã de hoje, quinta-feira, 24/03, o 1º Fórum Cachaça.SP, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, início de um trabalho para fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da cachaça. O evento contou com a presença de Itamar Borges, titular da Secretaria de Estado, e Bia Doria, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, além de representantes de diferentes municípios paulistas, de autoridades municipais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao final do evento, houve degustação de cachaças de municípios paulistas já registradas no Arranjo Produtivo Local da cachaça.

Foto: CCS

No evento também foi lançada a publicação Cachaça.SP, que quando estiver concluída, reunirá todas as cachaças de alambique registradas no Estado de São Paulo, identificando seus municípios. Milton Lima, coordenador da publicação, explicou a intenção do livro. “A cachaça é um patrimônio do Brasil, mas sua história é carregada de preconceito. Nós precisamos valorizar nossa cultura e este livro é a oportunidade de mostrar o que ela é, o seu valor. Cachaça é arte, é gastronomia, é turismo, é geração de empregos. Dentro de uma garrafa não é só líquido que tem, tem a história de uma família, de uma cidade, de uma região. E nós vamos contar estas histórias com respeito e carinho que merecem”, disse. A publicação deve estar disponível em maio.

O evento ainda contou com o anúncio do reconhecimento dos arranjos produtivos locais de tecnologias para cadeia do agronegócio; manejo, beneficiamento e comercialização dos frutos da juçara, aquicultura, bataticultura, mel, agronegócio, amendoim, macadâmia , café e citrus de mesa de municípios e regiões paulistas.

Borges frisou durante seu pronunciamento a importância da realização do evento no Engenho Central, em Piracicaba, local emblemático e simbólico na cadeia produtiva da cana-de-açúcar, matéria-prima da cachaça, e reforçou a importância da implantação do Fórum. “É o início de um trabalho para fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da cachaça, que inclui o lançamento do livro Cachaça.SP e o investimento em pesquisas nos nossos centros para poder fortalecer o nosso produtor, dar suporte e condições para ele melhorar ainda mais sua produção.”

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, enalteceu a realização do evento em Piracicaba, “a terra da cachaça e local de criação da caipirinha”, e lembrou que a história da sua vida se confunde com a história da produção de cachaça, ramo de negócios de sua família desde 1969.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, frisou a importância da iniciativa do Governo do Estado em dar suporte para os produtores de cachaça. “Formalizar os produtores, tendo o Estado apoiando, é uma motivação para o trabalho que a Sema já vem realizando no município, de diálogo e apoio aos pequenos produtores diversos de Piracicaba”.

A realização do 1º Fórum Cachaça.SP é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Agro SP – Sustentável e Inovador. O apoio para realização é da Prefeitura de Piracicaba e do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA).

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também