Aniversário de dez anos do Teatro do Engenho será comemorado com programação especial

Aniversário de dez anos do Teatro do Engenho será comemorado com programação especial

Eventos gratuitos

O Teatro Erotides de Campos ou Teatro do Engenho, no Parque do Engenho Central, completa uma década e, para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), preparou uma programação especial, com dança, música, gratuita neste fim de semana, dias 26 e 27 de março.

Serão 12 coreografias, interpretadas por 16 bailarinos e inspiradas nas melodias de sucesso de Erotides de Campos – Foto Marcelo Trevelin

No sábado, 26/03, às 20h, o Studio 415 apresenta o espetáculo Entre amigos Poeta do Som, que homenageia o compositor que dá nome ao Teatro, Erotides de Campos. O espetáculo de dança mostra a música brasileira dos anos 20, pontuada pela inovação da arte da dança do século 21, privilegiando a divulgação e imortalidade do músico brasileiro a todos os presentes.

Serão 12 coreografias, interpretadas por 16 bailarinos e inspiradas nas melodias de sucesso do compositor, dentre as mais de 230 criadas por ele, transitando por diversos gêneros, como maxixes, tangos, choros, sambas, marchinhas, dobrados, valsas e charlestons, acompanhadas de textos sobre a vida e curiosidades do compositor, interpretados pelo ator Rodrigo Polla, com imagens de arquivo cedidas por José Carlos de Moura.

O espetáculo tem direção de Adriana Dedini Ricciardi e Nina Guidotti, imagens de Oswaldo de Andrade, fotografias de Marcelo Trevelin, Thais Penteado, Paulo Altafin e Danilo Oda e interpretação coreográfica da Cia de dança Studio 415, coreografias de Adriana Ricciardi, Nina Guidotti, Clara Ferreira, Daniela Zambello, Debora Zambello, Rodrigo Baptista, Rodrigo Betini, Rafael Gerage e Marianna Cury, iluminação de Maurício Augusti. O apoio é do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Cultura Artística de Piracicaba e José Carlos de Moura.

No domingo, 27/03, às 17h, a Banda União Operária se apresenta com seus 35 músicos, sob a regência do maestro Jonatas Dionísio, com um repertório diversificado como Cartoon Symphony, Disparada, Libertango, The Star and Stripes Forever, Seleção Raça Negra, Pout pourri Roupa Nova, Aquarela do Brasil, entre outras obras.

Fundada em 1º/05 de 1906, a Corporação Musical União Operária é um dos ícones culturais de Piracicaba. Os momentos cívicos, religiosos, sociais e políticos do município sempre contaram com a presença da banda.

No domingo, 27 de março as 17h, a Banda União Operária se apresenta com seus 35 músicos, sob a regência do maestro Jonatas Dionísio

“É uma felicidade enorme comemorarmos o aniversário do Teatro Erotides de Campos, um espaço que nos enche de orgulho, criamos uma programação especial, uma homenagem ao grande compositor e a população de Piracicaba”, disse o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz .

O ESPAÇO – O Teatro Municipal Erotides de Campos foi fundado em 27 de março de 2012 e está localizado no Parque do Engenho Central. É composto por uma estrutura cênica dotada de palco, plateia, galerias, restaurante, camarins, salas de ensaio e técnicas de apoio. Seu edifício, o antigo barracão 6, pertenceu ao Engenho de Açúcar de Piracicaba. Foi instituído sob a Lei n.º 7055, de 04/07/2011 incluída na Lei n.º 5.194 de 2002 e foi denominado Erotides de Campos (1896-1945), eminente compositor, poeta, melodista e personalidade que influenciou a produção cultural nacional e internacional.

SERVIÇO – Aniversário de 10 anos do Teatro Erotides de Campos

  • Dia: 26/03, às 20h, apresentação do espetáculo Entre amigos Poeta do Som, com Studio 415.
  • Dia 27/03, às 17h, apresentação da Banda União Operária.
  • Ambos no Teatro Erotides de Campos, localizado no Parque do Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Nova Piracicaba. Gratuito. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também