Helinho Zanata pede ao vice-governador benefício para a Região Metropolitana de Piracicaba

Helinho Zanata pede ao vice-governador benefício para a Região Metropolitana de Piracicaba

O ex-prefeito de São Pedro, Helinho Zanata, participou de audiência com o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), junto com o deputado federal Ricardo Izar (PP). Na conversa, Helinho pediu a Rodrigo que a região de Piracicaba se torne um Distrito Turístico.

Foto: Divulgação

A audiência aconteceu na última segunda-feira (7), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, ocasião que Helinho levou ao vice-governador o pedido de participação da Região Metropolitana de Piracicaba no Distrito da Região Turística Serra do Itaqueri. Essa região, recém-criada pelo Estado, engloba municípios com potencial turístico, como Águas de São Pedro, Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Segundo Helinho, o Ministério do Turismo, por meio da Portaria nº 105/2013, define o Programa de Regionalização do Turismo, que tem por objetivo promover a convergência e a articulação das ações com o próprio ministério, num conjunto de políticas públicas setoriais e locais, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo no Brasil.

Além disso, a portaria propõe uma ação regionalizada e descentralizada, essas estabelecidos pela Lei nº 11.771/2008, que prevê incentivar e apoiar a formulação e a gestão de planos turísticos estaduais, regionais e municipais, com o protagonismo da cadeia produtiva, adotando visão integradora de espaços, agentes, mercados e políticas públicas.

Como foi explicado ao vice-governador, dentro do Mapa do Turismo do Estado de São Paulo, instituído pelo MTur, encontra-se a Região Turística Serra do Itaqueri, composta por onze municípios, estando entre eles Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico (MITs).

Helinho Zanatta, durante a audiência, destacou a importância da criação dos Distritos Turísticos e que a região de Piracicaba necessita ser reconhecida como um desses distritos. Para ele, “o governo estadual está implantando Distritos Turísticos, que constituem-se em áreas territoriais situadas em um ou mais município do Estado”.

Diante dessas propostas previstas em leis, Helinho pediu ao deputado federal Ricardo Izar a articulação de uma agenda com o vice-governador, para que pudéssemos tratar deste tema de interesse da Região Metropolitana de Piracicaba. O deputado Ricardo Izar também destaca que a luta pelo fortalecimento do turismo na região de Piracicaba sempre contou com seu o apoio.

Para o deputado, “com a inclusão de Piracicaba num Distrito Turístico, com certeza, se tornaria mais um importante instrumento para ao lado da Região Metropolitana de Piracicaba, ajudando a fortalecer o turismo em toda a região, fortalecendo ainda mais essa visão de regionalização do turismo”, disse.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também