Força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba auxilia famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes

Força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba auxilia famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes

As ações da Prefeitura para amenizar os transtornos causados pelas chuvas em Piracicaba se concentraram hoje (31) no auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pelas águas do ribeirão Piracicamirim.

Foto: CCS

Sob coordenação da Defesa Civil, em força-tarefa que reúne várias secretarias municipais, a Prefeitura iniciou o recolhimento de inservíveis nos bairros Bosque da Água Branca, Maracanã e Morumbi, que estão entre os mais afetados pelo transbordamento do ribeirão Piracicamirim, que ocorreu ontem (30). Os caminhões para recolhimento desses materiais foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O auxílio às famílias na limpeza pôde ser iniciado após o escoamento total das águas do Piracicamirim, que aconteceu ainda nesta manhã.

Além desse trabalho de auxílio às famílias, a Defesa Civil continua monitorando os rios. Às 16h30, o nível do rio Piracicaba era de 3,80 metros e a vazão de 315,29 metros por segundo. O Piracicaba transborda quando chega a 4,70 metros. Ontem (30), ele alcançou os 4,81 metros. O Corumbataí, às 16h30 de hoje estava com 3,29 metros, com vazão de 155,07 metros por segundo.

Nesta manhã, quatro caminhões atuaram na retirada de resíduos, que serão encaminhados para o Ecoparque Ambiental. Conforme a necessidade, outros pontos afetados, como a avenida Alberto Vollet Sachs, também terão resíduos retirados. Depois de finalizada a retirada dos inservíveis, será feita a limpeza das ruas com caminhão pipa, utilizando água de reúso.

Após prestar apoio à ação de retirada de inservíveis, a Semob realiza agora à tarde a limpeza dos bueiros desses três bairros, que represaram muito barro com a água da chuva.

Nesta semana, ainda, a Semob vai realizar a recuperação do asfalto da avenida Jaime Pereira, sentido Centro Cívico/Carrefour (rotatória), onde a chuva abriu um buraco, e da estrada para o bairro Monte Alegre, sentido bairro-Centro, antes do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, onde a pista cedeu devido a uma árvore grande que caiu levando o asfalto junto. Ambos os locais já estão interditados. A Prefeitura também interditou passarela sobre o ribeirão Piracicamirim, danificada pela cheia do rio.

A Guarda Civil (GC) presta apoio às ações no que se refere às chamadas via 153 (GC) e 199 (Defesa Civil), plantão 24 horas, e monitora os bairros com histórico de alagamento. Os guardas orientam os moradores dos riscos e também dos locais disponibilizados pela Prefeitura para alojamentos, caso a pessoa prefira. Além disso, a GC realiza rondas nos locais mais afetados no sentido de coibir furtos e saques nos imóveis. Os telefones da Defesa Civil (199) e Guarda Civil (153) receberam 250 chamadas nas últimas 24 horas.

A Zona Rural também foi bastante afetada. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) faz a manutenção emergencial na PIR 290 – Estrada José Francisco Perez Gonzalez (bairro Paredão Vermelho) e na PIR 288 – Estrada entre os bairros Anhumas e Graminha. Ainda na Zona Rural estão interditadas pontes no Pau Queimado, Bairro dos Dini e em Anhumas.

Foto: CCS

As equipes da Sedema fizeram a retirada de árvores que caíram. No período da manhã, foram nove árvores. Uma delas caiu na avenida Alberto Vollet Sachs, cruzamento com a rua Frei Henrique de Coimbra, e outras em áreas verdes e parques. À tarde, foram mais cinco árvores, três na malha viária e mais duas em áreas verdes e praças, totalizando 14 árvores retiradas somente hoje, entre 09h e 15h.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap), localizada no bairro Algodoal, disponibiliza o seu espaço físico como área de transbordo de máquinas e caminhões municipais que estão atuando na remoção de entulhos e materiais inservíveis. Caso seja necessário, também poderá servir como depósito de móveis para moradores da região.

Abastecimento

O Semae trabalha para normalizar o abastecimento prejudicado pela intensidade das chuvas. Com isso, realiza, diariamente, limpeza no gradeamento da captação da Estação de Tratamento de Água Luiz de Queiroz, desde a sexta (28). Hoje, foi executada a limpeza das 08h até 11h. Para a realização da limpeza a produção de água é paralisada, com isso, o abastecimento está prejudicado nos bairros Jupiá e Glebas Califórnia

Foto: CCS

Assistência

Equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) visitou alguns locais afetados pelas chuvas. Na comunidade Pereirinha, próximo ao bairro São Jorge, foi realizado diagnóstico da situação das famílias que vivem no local. No bairro Maracanã, afetado pela cheia do Piracicamirim, a equipe colaborou no resgate de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção.

Entre as pessoas atendidas, muitas contavam com rede de apoio familiar e foram para a casa de parentes. A Prefeitura ofereceu abrigo, mas muitas famílias preferiram ficar em suas casas. Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), unidades Jardim São Paulo, Mário Dedini, Novo Horizonte, Piracicamirim e Vila Sônia, estão levantando as demandas para verificar as necessidades das famílias atingidas e assim fazer os encaminhamentos necessários. Até o momento, nove pessoas entraram em contato com os Cras para solicitações:

  • Cras Jardim São Paulo
    Rua Professor Felinto de Brito, 366
    Contato: (19) 3432.2390 / 3433.0632
  • Cras Mario Dedini
    Avenida Luiz Ralph Benatti, 1400
    Contato: (19) 3421.8077 e 3413.8031
  • Cras Novo Horizonte
    Avenida Frei Francisco Antonio Perin, 925
    Contato: (19) 3435.3851 /3435.3907
  • Cras Piracicamirim
    Rua Leontino Boscariol, 50
    Contato: (19) 3426.0451/ 3426.0300
  • Cras Vila Sonia
    Rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720
    Contato: (19) 3425.4429 / 3425.3491

Serviço

Caso haja algum risco de alagamento ou outra situação de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil e Guarda Civil pelos telefones 199 e 153.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também