Piracicaba (SP) recebe parecer favorável para se tornar Município de Interesse Turístico

Piracicaba (SP) recebe parecer favorável para se tornar Município de Interesse Turístico

Piracicaba recebeu parecer favorável para conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT). A informação foi divulgada ontem (24), pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (Gamt), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Governo Estadual. Quando classificado como MIT, o município passará a receber verba de cerca de R$ 700 mil/ano para investimento em infraestrutura turística. A próxima etapa é a votação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para aprovação da lei.

Desde 2018 Piracicaba aguardava pela decisão, que exigia o cumprimento de critérios rígidos. Agora, após análise de todos os documentos enviados pela Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Turismo (Semdettur), que comprovam o potencial turístico da cidade, o parecer foi favorável.

José Luiz Guidotti Jr., secretário da Semdettur, lembrou que Piracicaba nunca avançou tanto no processo que pode culminar com a concessão do MIT.

“Desde que foi criada, a nossa Pasta não mediu esforços para buscar o MIT como meta entre as políticas públicas do turismo local. Esse é o resultado de um trabalho minucioso, desenvolvido pelo Departamento de Turismo, que cumpriu todas as exigências burocráticas que atestam o nosso potencial”, frisou Guidotti.

Rose Massarutto, diretora de Turismo, lembrou que para receber o parecer favorável,  a Semdettur entregou documentos comprobatórios dos investimentos realizados no planejamento do turismo pela administração, sendo eles: Plano Diretor de Turismo revisado a cada três anos, inventário dos atrativos turísticos atualizados, inventário dos serviços turísticos atualizados (hotelaria, bares e restaurantes, agência de viagens e equipamentos turísticos), pesquisas de demanda turística anual e as seis últimas atas registradas do Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba (Comturpi). “Estamos com a consciência tranquila. Fizemos a nossa parte”, destacou Rose.

O título de MIT é atribuído pelo Governo do Estado de São Paulo, pela lei complementar n°. 1.261, de 29 de abril de 2015, que cria uma nova classificação, que vai além das Estâncias Turísticas, composto por 70 municípios do Estado, abrindo a oportunidade para que outros 140 municípios possam pleitear o título de MIT, que vem atribuído de um recurso de R$ 700 mil anuais (sujeito à alteração do Governador do Estado, de acordo com o orçamento) para investir no desenvolvimento do turismo no município.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também