Chá indicado por Luciano "serve" também para acne, queima de gordura e hidratação corporal

Chá indicado por Luciano “serve” também para acne, queima de gordura e hidratação corporal

Diz a lenda

Quantas vezes o piracicabano e a região metropolitana falaram de chá ontem (13), após dica médica do prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida (DEM), que não é médico, em uma live nas redes sociais do Poder Executivo? Eis o mistério, porém, o que não é mistério é a boa fama do chá de limão, mel e, para alguns, uma cachacinha junto.

Foto: WhatsApp

Segundo sites especializados em chá, a famosa dupla mel com limão é usada há séculos para curar uma gripe, resfriado, dor de garganta ou febre. Sintomas do surto de gripe que, junto com a variante Ômicron, tem lotado UPAs e hospitais de todo o país. O que é desconhecido, até agora, é o poder delas em diminuir filas por atendimento, infecções e até mortes pelas doenças citadas há pouco.

Ainda segundo sites especializados, o chá é mais que um remédio natural para gripe. Ele tem outros benefícios, como eliminar toxinas, gordura e até tratar a pele.

A combinação poderosa

 

“Produzido pelas abelhas, o mel é comumente usado como substituto do açúcar processado na culinária, e também possui funções terapêuticas, como o tratamento de feridas e queimaduras na pele. Já o limão é uma fruta cítrica amplamente empregada em temperos e no preparo de sucos e sobremesas. Seu maior benefício é originário da presença abundante de vitamina C em sua composição.”, diz artigo do site Vitat.

“Assim, é uma crença comum que a combinação desses dois ingredientes em uma bebida possa ajudar com uma longa lista de doenças comuns, incluindo ainda problemas digestivos, acne e combate ao ganho de peso. Porém, nem todas as vantagens creditadas a esse composto são respaldadas pela ciência.”, afirma.

Já o limão possupi a vitamina C que estimula a produção de glóbulos brancos que ajudam seu corpo a combater infecções. A fruta também é rica em flavonoides, composto vegetal que, quando absorvido pelo organismo, pode reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes e até prevenir o declínio cognitivo.

“Portanto, combinar os dois em uma bebida saborosa tem o apoio da ciência como auxiliar no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além disso, uma caneca de chá quente e mel com limão é um remédio calmante para a dor de garganta e agradável de beber quando você está se sentindo doente.”, completa o Vitat.

O artigo termina afirmando que o chá, no entanto, “não têm evidências científicas” de que funciona para tudo o que dizem, sendo, então, como a Cloroquina. Para alguns, um remédio curador, para outros, sem eficácia.

Mais benefícios do chá

ACNE – Ainda segundo o site Vitat, “o mel é benéfico quando aplicado diretamente na pele. Mas, não há validação de que a mistura possa ajudar a prevenir ou tratar a acne.”.

O único mito deste chá é que ele emagrece, afinal de contas, o limão ajuda a queimar, mas o mel repõe tudo e mais um pouco.

A receita

Aprenda em dois minutos uma receita desse chá. Nela, é usado também gengibre, que contém inúmeros benefícios.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também