Piracicabano recebe reconhecimento pela sua trajetória como chefe de cozinha na Suécia

Piracicabano recebe reconhecimento pela sua trajetória como chefe de cozinha na Suécia

O piracicabano Danilo Cedin Mariano, de 33 anos, que atualmente reside e atua como chefe de cozinha em Estocolmo, na Suécia, recebeu no dia 05 de janeiro, Medalha de Honra ao Mérito das mãos do embaixador Nelson Antônio Tabajara de Oliveira. Um reconhecimento pela sua trajetória profissional na gastronomia de Estocolmo e pelo exemplo de trabalho, seriedade e persistência do povo brasileiro que reside no exterior.

Foto: Divulgação

Trajetória

Danilo começou a se interessar por gastronomia ainda pequeno, por influência da mãe e da avó, que preparavam os banquetes nas festas de família. Sempre que podia, ele ajudava no preparo das refeições e o gosto pela gastronomia o levou a se profissionalizar.

A mudança do Brasil veio após receber um convite para chefiar um restaurante sul-americano em Maroochydore, em Queensland, na Austrália. “A decisão não foi fácil, eu estava morando em Florianópolis e, praticamente, não falava inglês”, lembra Danilo. Mas vendo a oportunidade como uma chance de evoluir profissionalmente e explorar a gastronomia fora do Brasil, ele arrumou as malas e foi.

“Me sinto honrado em receber essa medalha. Esse prêmio não é só meu, mas de todos os brasileiros que lutam e se sacrificam, longe da família, amigos e da nossa terra natal, para conquistar algo em terras estrangeiras.”

Imigração

Danilo admite que imigrar não é fácil e que, para conquistar um espaço no mercado de trabalho no exterior, muitas vezes “é preciso começar do zero”, mas vale a pena.

“Para todos que têm qualquer oportunidade de se mudar para o exterior, o meu conselho é: não pense duas vezes, somente vá! O enriquecimento cultural, as experiências de vida e a satisfação de conquistar pequenas coisas são extremamente gratificantes e de um valor imensurável”, finaliza.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também