Prefeitura retoma grupo de trabalho para discutir Covid-19 e surto de gripe em Piracicaba (SP)

Devido à crescente demanda por atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 e também ao surto de Influenza/Gripe na cidade, tanto no SUS (Sistema Único de Saúde) quanto nos planos de saúde, o prefeito Luciano Almeida retomou os encontros com as gestões dos hospitais do município que atendem o setor público e o privado. O secretário de Saúde, Filemon Silvano, também participou da reunião realizada online na tarde desta segunda-feira (10).

Na oportunidade, todos os envolvidos se mostraram preocupados com a repentina mudança da situação da Covid-19 na cidade junto a um surto de Influenza que acomete a maior parte dos municípios brasileiros, e suas ações imediatas para tentar atender toda a demanda necessária. “É importante termos um panorama sobre esta situação para ter uma ideia de como agir neste momento. Todos nós, público e privado, enfrentamos os mesmos problemas, entre eles, o número de profissionais da saúde que estão se contaminando e a dificuldade na reposição destes profissionais que acabam sendo afastados para cuidar de sua saúde”, lembrou o prefeito.

Conforme destacou Filemon Silvano, com o apoio de todos, ainda nesta semana será possível definir novas diretrizes para o atendimento dessas doenças. “Não só aqui, mas em todo o estado de São Paulo, este reflexo de aumento no número de pessoas infectadas tem relação com as festas de fim de ano. Já tomamos algumas iniciativas para minimizar a demora nos atendimentos que vem acontecendo devido à alta procura do serviço pela população. Estamos desenhando novos modelos de atendimento e reorganizando o sistema para que este atendimento seja mais rápido e eficaz”, ponderou o secretário de Saúde.

Também participaram da reunião virtual, representantes da Santa Casa, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Piracicaba, DRS-X (Diretoria Regional de Saúde), Centro de Vigilância em Saúde Municipal e a coordenação das unidades de Urgência e Emergência do SUS Piracicaba. Para a próxima segunda-feira (17) está agendado novo encontro virtual.

Informar Erro
Leia também