Casos de Covid-19 sobem 350% após festas de Natal e Réveillon em Piracicaba (SP)

Casos de Covid-19 sobem 350% após festas de Natal e Réveillon em Piracicaba (SP)

Agora são 18h50 desta segunda-feira (03), e o PIRANOT recebeu há pouco da Prefeitura de Piracicaba (SP), a informação de que, nas últimas 24h, 95 casos de Covid foram registrados na cidade. Um aumento de 352% se comparado com os dados antes do inicio das festas. Também foi confirmado o primeiro caso de Omicron em uma pessoa menor de 18 anos.

Confira a seguir, na íntegra, o release recebido:

A Secretaria de Saúde de Piracicaba segue monitorando os casos de síndrome gripal (Influenza) e síndrome respiratória (Covid-19) na cidade. Com a passagem de ano – após as festas de Natal e Ano Novo – a pasta tem notado crescimento destes casos em decorrência das aglomerações de pessoas em festas e em passeios a cidades turísticas e praianas, bem como o descuido no uso da máscara e álcool gel para higienização das mãos.

Em 24/12, o número de novos casos de Covid-19 eram 21, em 24 horas. Já hoje, dia 03/01, esse número foi para 95 nas últimas 24 horas. Neste período, houve o registro de dois óbitos pela doença.

A Vigilância Epidemiológica informou na tarde de hoje (03/01) o primeiro caso da variante Ômicron em Piracicaba em uma adolescente de 15 anos que estava vacinada, não precisou de internação e evoluiu para cura.

O atendimento nas UPAs está 80% acima da média para o período do ano e que a maior parte dos atendimentos realizados é de pessoas com suspeita de gripe (Influenza). Todos os profissionais do quadro médico das UPAs estão com equipes completas atendendo a população. A demora no atendimento, em alguns casos, deve-se à grande procura da população pelo serviço e não pela falta de profissionais.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, apenas um caso foi confirmado para Influenza H3N2 no município até o momento. A Secretaria lembra também que a vacinação para a Covid-19 não parou e segue com agendamento aberto por meio do site VacinaPira (www.vacinapira.piracicaba.sp.gov.br).

A orientação da Pasta é para que todos os piracicabanos continuem com o distanciamento entre pessoas de, pelo menos, um metro, cubram a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lave as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias, além de usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel, medidas estas importantes para a prevenção tanto contra o vírus Influenza quanto contra a Covid-19.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também