Prefeitura de Piracicaba vai adquirir laptops educacionais para atender cerca de 18 mil alunos

Prefeitura de Piracicaba vai adquirir laptops educacionais para atender cerca de 18 mil alunos

Cada escola receberá a quantidade de equipamentos de acordo com o número de alunos matriculados

A Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está investindo na compra de laptops educacionais destinados ao uso em sala de aula dos cerca de 18 mil alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Foto: Divulgação

São 4.000 dispositivos, que serão distribuídos em forma de laboratórios móveis. Cada escola receberá a quantidade de equipamentos de acordo com o número de alunos matriculados e caberá às equipes gestoras organizar o cronograma de uso. O pregão irá acontecer ainda esse ano e terá o investimento máximo estimado em R$ 11.209.667,00, e objetiva equipar as escolas para o uso de modernos recursos didáticos com vistas à melhoria da qualidade da educação oferecida aos alunos atendidos pela Rede Municipal.

“Esse investimento significa um passo fundamental na melhoria da educação de nossas crianças, com o uso de ferramentas tecnológicas que modernizam o processo de ensino e aprendizagem. De um lado, os professores terão à disposição uma variedade de alternativas de ensino, de outro, as aulas deverão ficar mais atraentes para os alunos ao substituir a lousa por um laptop de uso individual”, explica o secretário municipal de Educação, Gabriel Ferrato.

São equipamentos desenvolvidos para uso educacional, com foco em aplicativos disponíveis na nuvem, possibilitando que o mesmo conteúdo abordado em sala de aula esteja disponível para alunos e professores em qualquer local, por meio de um computador, tablet ou celular com acesso à internet. Durante a aula, os alunos poderão realizar atividades diversas sobre um tema em estudo, como pesquisas, produção e edição de textos, acesso a conteúdo multimídia, em atividades individuais ou projetos colaborativos para o desenvolvimento de habilidades digitais, fundamentais diante das demandas sociais atuais.

O contexto da pandemia intensificou o uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, tornando necessário o uso do ambiente virtual para alunos e professores. Nesse sentido, o uso dessas ferramentas na educação deve ser visto como uma nova metodologia de ensino, que possibilita a interação digital das crianças com diversos conteúdos, tornando o processo educativo mais dinâmico e eficiente.

A diretora da Escola Municipal Professor Fábio de Souza Maria, Sandra Regina de Souza, falou da importância do uso de tecnologias no desenvolvimento das crianças. “O trabalho com laptops educacionais nas escolas auxiliará o desenvolvimento das competências digitais tão necessárias para o desenvolvimento integral das crianças. Será uma estratégia inovadora e que contemplará principalmente crianças que não têm acesso a computadores em casa. Agregará muito à proposta de trabalho da Rede que é ofertar ensino e desenvolvimento de excelência para todos os alunos”, ressaltou Sandra.

Ainda segundo a diretora, a aquisição é um ganho e mais uma das estratégias comprometidas da Rede no trabalho com as crianças. “É um ganho, especialmente nesse momento em que, ao enfrentarmos uma pandemia tão grave, as ferramentas tecnológicas tornaram-se indispensáveis em nossa vida e as escolas integrarão essa formação em seus currículos de maneira definitiva, preparando os alunos para a vida e todas as suas transformações”, observou.

Juliana Possignolo, diretora da Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Cruz, ressaltou o quanto a pandemia mostrou a necessidade de tornar a educação mais tecnológica. “Os laptops educacionais na escola serão de grande importância para integrar a tecnologia, tão presente no nosso dia a dia, às ações pedagógicas que desenvolvemos no âmbito escolar. A pandemia foi pedagógica em nos mostrar o quão importante é o acesso à tecnologia e o quanto ele pode otimizar o preparo das aulas, a aprendizagem dos alunos e o envolvimento das famílias”, disse.

Para uso dos equipamentos, os professores receberão formação específica, sob a coordenação da equipe de Formação Pedagógica, com o apoio técnico da Divisão de Informática e Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também