Piracicaba (SP) tem redução histórica de acidentes com óbitos de janeiro a setembro nas vias municipais

Piracicaba (SP) tem redução histórica de acidentes com óbitos de janeiro a setembro nas vias municipais

As vias municipais de Piracicaba, nas quais a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) faz a gestão, registraram, neste ano, menor número de óbitos no acumulado dos nove primeiros meses na série histórica do Infosiga. Comparando o mesmo período deste ano com o ano passado, de janeiro a setembro, houve também redução de 41%. Focando apenas nas motocicletas, a redução foi ainda maior: 57%, em um momento que a tendência nacional e estadual é de alta devido ao aumento das entregas por aplicativos.

Os dados foram divulgados hoje, quarta-feira, 20/10, pelo Infosiga, sistema que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito e é gerido pelo programa Respeito à Vida, do Estado de São Paulo. Em 2020, de janeiro a setembro, considerando todos os modais, ocorreram 17 óbitos nas vias municipais. Já no mesmo período de 2021 foram dez, o menor da série histórica do Infosiga, que teve início em 2015. Em relação às motocicletas, em 2020, no mesmo período, foram registrados sete óbitos. Em 2021, o número caiu para três.

Recapitulando a série histórica, de acordo com o Infosiga, em 2015, de janeiro a setembro, considerando todos os modais, foram registrados 31 acidentes com óbitos nas vias municipais de Piracicaba. Em 2016, no mesmo período, foram 17 em 2017; 25 em 2018, e 12 em 2019. Quanto apenas às motocicletas, no mesmo período, em 2015 e 2016 foram 10, respectivamente. Em 2017, 13. Em 2018, sete. 2019, nove. Em 2020, sete. Em 2021, três.

“É motivo de comemoração a redução histórica de acidentes de trânsito com óbitos em nossas vias. Isso é reflexo direto da nossa dedicação para tornar o trânsito piracicabano cada dia mais seguro para todos. Mas, claro, nossa meta é sempre que não aconteça nenhum acidente de trânsito com óbito ou ferido no município”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

A secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, Jane Franco Oliveira, lembra ainda que, desde 2015, a frota de veículos em Piracicaba aumentou em torno de 3%. “Hoje temos cerca de 330 mil veículos registrados e nossas atividades em conjunto da engenharia, educação e fiscalização de trânsito mostram resultado positivo”, analisa Jane.

Setembro

O mês de setembro, se analisado de forma isolada, também apresentou redução de acidentes com óbitos nas vias municipais. Neste ano, ocorreu um. No ano passado, foram quatro óbitos. “A Semuttran trabalha diariamente focando a redução dos acidentes. Em setembro, inclusive, intensificamos as ações de fiscalização, educação e engenharia com a Semana Nacional de Trânsito, realizando atividades nos pontos em que, segundo o Infosiga, ocorre maior número de acidentes no município”, afirma Jane.

Outras ações

A Semuttran também realiza ações pontuais em locais estratégicos de grande fluxo de veículos visando a redução de acidentes, como reforço de sinalização horizontal e vertical e o início do projeto-piloto de implantação de LRV’s (Linhas de Redução de Velocidade) em seis pontos da cidade.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também