Zoo de Piracicaba (SP) auxilia no resgate de onça-parda encontrada dentro de banheiro de residência

Zoo de Piracicaba (SP) auxilia no resgate de onça-parda encontrada dentro de banheiro de residência

A onça, uma fêmea adulta, foi devolvida à natureza no mesmo dia

Equipe do Zoológico Municipal de Piracicaba, mantido pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), auxiliou a Prefeitura de São Pedro na captura de uma onça-parda (Puma concolor), que estava no banheiro de uma residência, no bairro Nova São Pedro 2, em São Pedro (SP), ontem (18). A onça, uma fêmea adulta, foi devolvida à natureza no mesmo dia.

Foto: Divulgação

De acordo com a médica veterinária do Zoo de Piracicaba, Camilla Xavier Mendes, o animal, aparentemente saudável, foi resgatado após a aplicação de um dardo anestésico. Depois de acordado, foi solto em um local seguro de mata.

Participaram do resgate, além de Camilla, a bióloga Paula Cendrowicz de Souza Matias e o tratador Fernando Silva, do Zoo de Piracicaba, e o médico veterinário Matheus Murbach, da Prefeitura de São Pedro.

Foto: Divulgação

Outros casos

No dia 15 de junho deste ano, uma onça-parda também foi capturada em Piracicaba (SP), em uma casa da Rua Lara, no bairro Cantagalo. A onça-parda, de porte médio e fêmea, com cerca de 3 anos e pesando 30 quilos, apareceu no quintal da residência por volta das 06h. O Corpo de Bombeiros foi acionado e pediu apoio ao Pelotão Ambiental, Guarda Civil e à equipe do Zoológico Municipal. Ela foi capturada e devolvida para a mata.

Já no início deste mês, no dia 07 de outubro, os moradores de uma chácara no bairro Água Seca, também em Piracicaba, foram surpreendidos pela visita de um lobo-guará. O animal, um macho de aproximadamente 6 anos, estava em bom estado geral, foi anestesiado para coleta de material biológico – pele e sangue -, e registros fotográficos para pesquisas do Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), e devolvido à natureza.

De acordo com a veterinária Camilla Xavier Mendes, tanto as onças quanto o lobo-guará são animais de hábitos silvestres, que estavam longe de seu habitat natural, provavelmente buscando alimento para sua sobrevivência.

“Vale ressaltar que os animais que são resgatados só são levados ao Zoo se precisarem de atendimento por conta de algum ferimento. Mesmo assim, quando estão curados, são logo devolvidos à natureza. Nosso objetivo não é retirar animais da natureza, mas sim, devolvê-los ao seu habitat natural de forma segura para que ele continue cumprindo sua função”, explica.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também