Piracicaba (SP) disponibiliza novas vagas para agendar a 2ª dose da vacina contra Covid

Piracicaba (SP) disponibiliza novas vagas para agendar a 2ª dose da vacina contra Covid

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que já estão disponíveis no site VacinaPira novas vagas para aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Já podem agendar as pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 31 de julho; da vacina Pfizer até 27 de agosto e da vacina CoronaVac/Butantan até 01 de outubro. Para fazer o agendamento, basta acessar o VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

1ª DOSE – A SMS informa que ainda há vagas para aplicação da 1ª dose da vacina contra Covid-19 em grávidas e puérperas com 18 anos ou mais. O agendamento também já pode ser feito pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/).

Para receber a vacina, esse grupo deve apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba. Além disso, as gestantes devem ainda comprovar estado gestacional (acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) e as puérperas deverão apresentar declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

INTERVALOS – O intervalo entre a 1ª e 2ª doses da vacina CoronaVac/Butantan é de até 28 dias; da Pfizer é de 8 semanas e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas. A SMS orienta que a população fique atenta à data marcada no comprovante de vacinação para aplicação da 2ª dose e acesse o site VacinaPira para fazer o agendamento.

No caso da vacina CoronaVac/Butantan, a data escrita no comprovante é de 21 dias após a 1ª dose e a Secretaria Municipal de Saúde lembra que, de acordo com a orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a 2ª dose pode ser tomada até 28 dias depois da aplicação da 1ª dose, ou seja, sete dias depois da data marcada no comprovante, sem atraso.

Em relação à vacina Pfizer, a SMS iniciou em 24 de setembro a antecipação do intervalo entre as 1ª e 2ª doses da vacina Pfizer de 12 para 8 semanas, por meio de agendamento no site VacinaPira. A SMS lembra que, devido ao volume de doses, essa antecipação será feita de acordo com a logística e estruturas necessárias para aplicação e ao estoque das doses da vacina.

Para antecipar a aplicação da 2ª dose da Pfizer para 8 semanas, Piracicaba segue a nova estratégia definida pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) e divulgada em 22 de setembro. Desta forma, é importante que os munícipes se atentem com a nova data da 2ª dose da Pfizer, que será 4 semanas antes da data escrita no comprovante de vacinação.

AÇÃO NO CRAB – Aqueles que estão em atraso para receber a 2ª dose das vacinas CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz poderão recebê-la no CRAB Vila Rezende amanhã, sábado, 16 de outubro, das 08h às 15h. A SMS informa que estar em atraso para receber a 2ª dose dessas vacinas significa ter recebido a 1ª dose da CoronaVac/Butantan há mais de 28 dias e a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há mais de 12 semanas. Essas pessoas não precisam fazer o agendamento. Na unidade, basta apresentar o comprovante de vacinação da 1ª dose, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba. O CRAB Vila Rezende fica na rua Santo Estevão, 394.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também