Facebook, Instagram e WhatsApp podem demorar até 72h para voltar ao ar

Facebook, Instagram e WhatsApp podem demorar até 72h para voltar ao ar

A queda das redes sociais do Grupo Facebook, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, podem estar ligadas a uma troca de DNS, ou seja, um endereço de servidor. Caso o problema seja esse, a normalização pode ocorrer em cerca de 72 horas.

Segundo um especialista ouvido pela CNN Brasil, a troca de DNS é uma das hipóteses, mas apenas o Facebook poderá confirmar. DNS é o endereço de onde os arquivos que montam o que nós vemos no ar estão hospedados. Quando este endereço é alterado, levam-se horas até que todos os provedores como Vivo, Claro, NET e outras operadoras, sejam notificadas que o site que estava no endereço A agora está no B.

Pedido de desculpas

O Facebook soltou nesta tarde (04), um comunicado. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar o aplicativo do Facebook”, disse. “Estamos trabalhando para fazer as coisas voltarem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”.

Prejuízo

Além do prejuízo bilionário de ter as três redes sociais fora do ar, as ações do Facebook operam em queda na Bolsa de Valores de Nova York desde o começo do dia, devido as acusações veiculadas ontem pelo “60 Minutes”, um dos programas jornalísticos mais renomados do mundo, que entrevistou uma ex-funcionária que denunciou a empresa visar lucro em cima de ódio e desinformação.

Segundo a denúncia, o Facebook teria optado por manter conteúdos criminosos no ar para ter mais lucro, já que testes sem eles teria tido um impacto grande na receita.

Em nota, o Facebook negou as acusações e disse trabalhar fazendo o oposto: combatendo o ódio e a desinformação.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também