10º BAEP comemora 2º aniversário nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2021

10º BAEP comemora 2º aniversário nesta quinta-feira, 26 de agosto de 2021

No dia 26 de agosto de 2021 comemora-se o 2° Aniversário do 10° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP), que é responsável por atender 52 municípios que correspondem a área do Comando de Policiamento do Interior Nove (CPI-9), composto por seis batalhões subordinados, sendo eles: 10° BPM/I – Piracicaba, 19° BPM/I – Americana, 24° BPM/I – São João da Boa Vista, 36° BPM/I – Limeira, 37° BPM/I – Rio Claro e 48° BPM/I – Sumaré.

Os policiais que compõem o Batalhão, desenvolvem treinamentos constantes voltados a capacitação e ao apoio das demais unidades de policiamento ostensivo, buscando levar tranquilidade à população da região.

Durante este mês de agosto, o 10° BAEP recebeu diversos equipamentos e armamentos novos e promoveu diversas operações policiais em comemoração ao seu aniversário, tendo como um dos resultados mais expressivo a apreensão de uma metralhadora antiaérea calibre .30, utilizada para roubos a instituições financeiras e carros forte.

O comandante do 10º BAEP, tenente-coronel PM Fernando Aparecido de Souza, enfatizou que por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e em respeito às pessoas que, infelizmente, perderam suas vidas para a doença no Estado de São Paulo e no mundo, não haverá solenidade em comemoração ao aniversário do Batalhão.

Além do combate ao crime organizado, o efetivo, assim como as demais forças de segurança, também atua contra o inimigo invisível. Do total de aproximadamente 200 policiais que atuam no 10º BAEP, 60 deles foram positivados para a Covid-19. Todos já retornaram às atividades e atualmente estão vacinados. O Batalhão, assim como a PM, nunca parou.

O 10º BAEP fecha os dois primeiros anos de atividade com mais de 611 prisões efetuadas, das quais mais de 100 referem-se a membros da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Foram apreendidos 2,3 toneladas de drogas e 119 armas de fogo, entre metralhadoras, pistolas, revólveres e espingardas.

Foram realizadas dezenas de ações conjuntas com GAECO do MP/SP, Polícia Federal e Polícia Civil, foram recuperados diversos veículos, sem contar o número mais importante para o Comando da unidade: as centenas de apoios prestados às unidades de “rádio patrulha 190” de nossa região que são os verdadeiros heróis.

Entre as ocorrências que mais repercutiram no segundo ano de atuação do 10º BAEP estão a apreensão de 360 tijolos de cocaína em Limeira/SP, estimados em mais de 15 milhões de reais, a apreensão de 757 tijolos de maconha em Piracicaba/SP, outra grande apreensão de 134 “tijolos” de crack em Santa Bárbara D´Oeste/SP e mais recentemente a apreensão de diversas armas usadas em roubos a banco em Hortolândia/SP.

Para o Comandante do 10º BAEP, Tenente Coronel PM Souza, “as grandes e mesmo as pequenas apreensões em diversas cidades de nossa região mostram a eficiência e agilidade na mobilidade da tropa, o foco na inteligência policial, a capacidade do CPI-9 em atender as diversas cidades que o compõe e o quão técnico e democrático é o planejamento de operações baseado no DEGEO (Diagnóstico Evolutivo Geoponderado), que além de toda a produtividade apresentada ainda insere o BAEP em um contexto de queda nos principais indicadores criminais e aumento da sensação de segurança”.

A inauguração do 10° BAEP se deu em 19 de dezembro de 2019, porém a criação do Batalhão ocorreu por meio do Decreto 64.413, de 26 de agosto de 2019, assinado pelo governador João Doria, data em que se comemora o aniversário da unidade.

*** Texto da comunicação social do 10º BAEP

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também