Semuttran registra BO contra vandalismo em adequações de vias na região do Dois Córregos

Semuttran registra BO contra vandalismo em adequações de vias na região do Dois Córregos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), registrou Boletim de Ocorrência na última quarta-feira (11), após atos de vandalismo em adequações de vias da região do bairro Dois Córregos, envolvendo a região das Glebas Natalinas, Glebas Aliança e Glebas Haiti. De acordo com a Pasta, na última terça-feira (10), munícipes não identificados furtaram materiais indicativos de mudança de via, placas verticais instaladas e ainda apagaram com spray a sinalização de solo implantada na via. No mesmo dia, as placas de sinalização foram recolocadas e a pintura refeita no solo. O BO registrado é o de número 3108/2021.

Foto: Divulgação

“A Semuttran lamenta o ato de vandalismo, uma vez que ocorreu investimento de recurso público para realizar os ajustes e enfatiza que as alterações realizadas no bairro estão em conformidade com o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Vale ressaltar ainda que o projeto foi apresentado aos representantes de moradores do bairro com antecedência e em mais de uma visita, possibilitando que ajustes pudessem ser discutidos entre todos, inclusive com a presença de vereadores, que reforçaram a necessidade das alterações”, afirma a secretária interina da Pasta, Jane Franco Oliveira.

Segurança

As adequações, previamente acordadas com representantes dos moradores e com estudo técnico, tiveram início no dia 29/07, com objetivo de melhorar a mobilidade, fluidez e principalmente aumentar a segurança de motoristas e moradores nas ruas dos bairros. Isso porque as vias têm apresentado um aumento considerável do trânsito desde a pavimentação, em 2018, uma vez que tornaram-se uma ligação importante entre a avenida Dois Córregos e a avenida Pompeia.

Diante das inseguranças, a Semuttran foi procurada diretamente por moradores e também por vereadores representando suas demandas para que estudasse alternativas para o trânsito do bairro. A partir de estudo técnico na região, a Pasta elaborou sua proposta de solução, baseada nos princípios de segurança viária e obedecendo às normas legais em vigor, respeitando as regulamentações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A solução foi apresentada aos representantes das Associações dos Moradores e Amigos dos Bairros Glebas Aliança e Glebas Natalinas e validada por eles.

Adequações

De acordo com a Semuttran, pelas características das vias e calçadas da região, extremamente estreitas, a opção em geral para garantir a segurança do trânsito nas vias das Glebas foi transformá-las de sentido duplo para único de direção, mantendo a permissão para estacionar em um dos lados das vias. As mudanças de direção incluem as ruas Benedito Campos Viriato; Paulo César Rasera; Veridiana Aparecida Elesbão; José Benitiz Gregório; Judith de Esmery Herculano; Ana Dias Guimarães; Luiz Gonzaga Medeiros; e Angelina dos Santos Silva.

O sentido duplo de direção foi mantido em apenas algumas vias locais (casos pontuais) e nas vias principais que fazem ligação com as avenidas Pompeia e Dois Córregos e configuram-se atualmente vias coletoras, como é o caso da rua Ayrton Senna da Silva e de um trecho da Rua Veridiana Aparecida Elesbão, permitindo a entrada e a saída do bairro. Nestes casos, em função da largura das ruas e das calçadas, não há espaço físico entre os alinhamentos prediais que permitam uma seção geométrica ideal, com duas faixas de rolamento mais uma faixa para estacionamento.

“Considerando que a configuração do trânsito atual, com intensificação do fluxo de veículos, alterou-se de modo intenso e rápido nos últimos anos, o sentido duplo de direção e a proibição do estacionamento se torna a solução técnica viável visando garantir a fluidez e a segurança na via”, explica a secretária interina.

Foto: Divulgação

Orientação

Para apoiar as alterações no trânsito e orientar os motoristas sobre as mudanças, a Semuttran montou uma operação com os agentes de trânsito, posicionando-os em locais estratégicos do bairro por mais de dez dias consecutivos nos horários de pico. Os agentes iniciaram as ações no dia 03/08, orientando os motoristas em relação aos novos trajetos a serem realizados.
Desde o início das mudanças, a secretaria está acompanhando o local e verificando a necessidade de pequenos ajustes na sinalização. Com isso, pequenas intervenções visando reforçar a segurança ainda devem ser realizadas.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também