Piracicaba (SP): artista explica como surgiu a ideia do mural em homenagem à vereadora Madalena

Piracicaba (SP): artista explica como surgiu a ideia do mural em homenagem à vereadora Madalena

A artista Sarah Soares, uma das idealizadoras do muro da Travessa José Pereira Cardoso, no bairro Nova América, pintado em homenagem à vereadora Madalena, que foi assassinada violentamente em sua residência no dia 07 de abril de 2021, contou ao PIRANOT sobre como surgiu a ideia do mural.

Foto: Wagner Romano / PIRANOT

“Esse mural surgiu para o documentário ‘Meu Nome é Madalena’, eles fizeram um Instagram de divulgação @madalenadocumentario, o documentário ainda está sendo gravado e tem a intenção de contar a trajetória de vida da vereadora e falar sobre o impacto dela na cidade.

O pessoal do documentário gravou todo o processo da execução do mural, eles nos convidaram para participar pois fazemos parte de um projeto chamado Projeto Furtacor, que é um projeto social que acolhe e ensina mulheres a trabalhar com o graffiti. Atualmente com 20 mulheres ativas na cena do graffiti piracicabano, juntas fizemos alguns trabalhos, em sua maioria, em escolas e instituições públicas, como a escola Alfredo Cardoso, a escola de educação infantil São Vicente, o CRP, dentre outros.

O projeto foi fundado pelo Coletivo Caravana, que é composto pela Giulia Zen, a Adrielle Camargo, Alice Lima e eu. O Furtacor surgiu por conta dos assédios, inseguranças e machismos que sofríamos enquanto estávamos pintando na rua, daí tivemos a iniciativa de acolher mulheres, para proporcionar um ambiente agradável, incentivar e empoderar essas mulheres, pois pintar sozinha na rua é algo que dá medo, pois até em grupo não deixamos de receber cantadas e buzinas alheias.

A ideia do projeto surgiu depois que eu a Alice e a Giulia pintamos a primeira empena da cidade em outubro do ano passado, através do projeto paredes vivas, utilizamos o que sobrou de tinta do prédio para fazer um muralzão na Paulicéia com essas mulheres, desde então o projeto segue firme e forte”, contou Sarah Soares.

No muro em homenagem a Madalena, as artistas Isadora Nascimento, Giulia Zen, Sarah Soares, Adrielle Camargo e Alice Lima a retrataram de diversas formas e homenagearam a figura emblemática e inesquecível de nossa cidade. Madalena tornou-se conhecida por sua personalidade marcante, sempre sorridente, de luta e perseverança.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também