Piracicaba (SP): Prefeitura realiza levantamento dos motivos para atraso da 2ª dose da vacina contra Covid

Piracicaba (SP): Prefeitura realiza levantamento dos motivos para atraso da 2ª dose da vacina contra Covid

A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza levantamento sobre os motivos que levam ao atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 no município. Para isso, a Vigilância Epidemiológica (VE) está contatando quem está em atraso por meio do telefone. Além de questionar o motivo do atraso, o contato visa ainda conscientizar a pessoa sobre a importância de receber a 2ª dose e solucionar eventuais problemas.

De acordo com a VE, até ontem, 05/08, 3.869 pessoas estão em atraso para tomar a 2ª dose, sendo 1.907 da vacina CoronaVac/Butantan e 1.962 AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

Durante o contato, de acordo com a VE, caso a pessoa informe que o atraso para receber a 2ª dose ocorre devido a problemas no agendamento no VacinaPira, o funcionário aproveita para resolvê-lo. Além disso, a pessoa é informada que, por estar em atraso, pode tomar a 2ª dose sem agendamento aos sábados no CRAB Vila Rezende, das 8h às 15h.

“Com a aceleração da vacinação contra Covid-19 no município, vimos um aumento nas pessoas que estão em atraso para receber a 2ª dose, uma vez que mais pessoas iniciaram o processo de imunização por meio da 1ª dose. Com esse contato, visamos reduzir esse número e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal com a 2ª dose no município”, afirma o secretário de Saúde Filemon Silvano.

O próximo dia 07/08 será o décimo sábado consecutivo que a Prefeitura realiza a ação para vacinar com a 2ª dose, sem agendamento, quem está em atraso para recebê-la. O objetivo é incentivar que todos completem o calendário vacinal.

Está em atraso para receber a 2ª dose da CoronaVac/Butantan quem recebeu a 1ª dose há mais de 28 dias. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, quem recebeu a 1ª dose há mais de 12 semanas. É importante lembrar que as vacinas mencionadas tiveram as eficácias comprovadas após a aplicação das duas doses.

HISTÓRICO – A ação para aplicar a 2ª dose em quem está em atraso para recebê-la começou em 05/06, quando 42 pessoas tomaram a 2ª dose da vacina. No dia 12/06, 30 pessoas compareceram. Em 19/06, 33 pessoas. Em 26/06, 25 pessoas. Em 03/07, 38 pessoas. Em 10/07, outras 62 pessoas. Em 17/07, 77 pessoas. Em 24/07, 119 pessoas. Em 31/07, 122 pessoas.

NO PRAZO – O intervalo entre a 1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan é de 21 a 28 dias e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população fique atenta à data marcada no comprovante de vacinação para aplicação da 2ª dose e acesso o site VacinaPira para fazer o agendamento.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também