Piracicaba (SP): onça-parda capturada dentro de residência é devolvida à natureza, informou a Prefeitura

Piracicaba (SP): onça-parda capturada dentro de residência é devolvida à natureza, informou a Prefeitura

Moradores de uma casa na rua Lara, no bairro Cantagalo, receberam uma visita inesperada na manhã de ontem (15). Uma onça-parda, porte médio, fêmea, com cerca de 2 a 3 anos e pesando 30 quilos, apareceu no quintal da residência por volta das 06h. O Corpo de Bombeiros foi acionado e pediu apoio ao Pelotão Ambiental, da Guarda Civil, e à equipe do Zoológico Municipal.

Foto: Zoológico Municipal de Piracicaba/Divulgação

A equipe do Zoo, composta pela veterinária Camilla Mendes, pela bióloga Paula Cendrowicz de Souza Matias e pelo tratador Fernando Silva, se dirigiu até o local. De acordo com Camilla, o proprietário da casa ouviu um barulho em seu quintal e achou que poderia ser um ladrão. “Ele abriu a porta e deu de cara com a onça”, conta a veterinária.

Ainda segundo Camilla, o animal deve ter se aproximado, margeando um córrego que existe em uma APP (Área de Preservação Permanente) próxima, em busca de alimento, e chegado ao quintal pelo telhado. Ao descer, ela acabou danificando uma calha da casa e se ferindo levemente. “Ela estava atrás de um armário, acuada. Ela foi sedada, com a ajuda dos Bombeiros, e levada para o Zoo”, contou. No Zoo, a onça, que aparentemente está saudável, passou por sutura no pequeno ferimento.

O LEMaC (Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre), da Esalq/USP (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de Sâo Paulo), que faz monitoramento da espécie na região, também foi contatado. Do LEMaC, a onça recebeu um colar, por meio do qual terá seus movimentos acompanhados. Também foi colhido material, como sangue e pelos, para exames e análise de DNA, que vão identificar se a onça-parda tem parentes pela região, qual é o tipo de alimento que ela ingere, entre outras coisas. No meio da tarde ontem (15), a onça foi devolvida à natureza.

Foto: Pelotão Ambiental de Piracicaba/Divulgação
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também