Cetesb proíbe descarte de resíduos no Ecoparque de Piracicaba (SP), gerido pela Ambiental

Cetesb proíbe descarte de resíduos no Ecoparque de Piracicaba (SP), gerido pela Ambiental

Ecoparque não tem mais área suficiente para o armazenamento de resíduos, segundo Cetesb

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) proibiu, temporariamente, o recebimento de resíduos sólidos na CTR Palmeiras (Central de Tratamento de Resíduos) – Ecoparque . De acordo com documento expedido pela Cetesb, hoje, a CTR não possui “áreas suficientes, em condições ambientalmente adequadas para o armazenamento desses resíduos”. Com a determinação do órgão fiscalizador do Estado, a Prefeitura não tem, neste momento, local para destinar os resíduos, o que vai sobrecarregar os Ecopontos.

CTR Palmeiras – Ecoparque não tem mais área suficiente para o armazenamento de resíduos, segundo Cetesb. Foto: Prefeitura de Piracicaba (SP)

De acordo com Marcos Yassuo Kamogawa, secretário de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), a decisão vai impactar na gestão dos resíduos no município e preocupa. “A Ambiental começou a receber rejeitos de uma grande empresa e encheu o seu pátio. A Prefeitura já iniciou as tratativas para garantir que a Ambiental volte a prestar os serviços que constam no contrato o mais breve possível”, ressaltou o secretário.

Segundo Kamogawa, por enquanto, os resíduos terão de permanecer nos ecopontos, por isso, é necessária a colaboração da população para que faça o descarte correto nesses equipamentos, de apenas 1 m3 diário por munícipe. No último mês, a Prefeitura realizou a limpeza dos Ecopontos do Santo Antonio e do Jardim Oriente, dos quais foram retiradas mais de 750 toneladas.

Segundo o documento da Cetesb, o recebimento de rejeitos pela CTR só será possível assim que a Piracicaba Ambiental regularizar a situação. Para isso, terá de comprovar o atendimento às exigências técnicas constantes no auto de infração e comprovar que possui áreas suficientes e em condições adequadas para o armazenamento, bem como comprovar que possui estratégias para a pronta destinação final desses resíduos, sem causar problemas de poluição ambiental.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também