Entenda a origem e o significado do feriado de Tiradentes comemorado em 21 de abril

Entenda a origem e o significado do feriado de Tiradentes comemorado em 21 de abril

O feriado foi criado no ano de 1965

O Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes ou simplesmente Tiradentes, é um dos feriados nacionais brasileiros. É uma homenagem ao herói nacional brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. É celebrado no dia 21 de abril, pois a execução de Tiradentes deu-se neste dia, no ano de 1792. O feriado foi criado no ano de 1965.

Foto: Reprodução/Internet

Sobre Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos estados brasileiros, Tiradentes é nacionalmente conhecido por ser o personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, movimento revolucionário cujo objetivo era a independência total do poder colonial português e a criação de uma república brasileira. Quando a trama dos separatistas foi descoberta pelas autoridades, Tiradentes foi preso, julgado e enforcado publicamente.

Por conta disso, desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira.

Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

Informar Erro
Via Wikipédia

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também