Mais de 1.100 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina em Piracicaba (SP)

Mais de 1.100 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina em Piracicaba (SP)

Segundo o Instituto Butantan, a vacina é eficaz após a aplicação da 2ª dose

Em Piracicaba, 1.150 pessoas estão em atraso para tomar a 2ª dose da vacina contra Covid-19. Dessas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 488 são idosos e 662 trabalhadores da saúde. A orientação é que a 2ª dose da Coronavac/Butantan seja aplicada em um intervalo de 14 a 28 dias depois da 1ª dose. Porém, já se passaram 28 dias e essas pessoas ainda não tomaram a 2ª.

É importante ressaltar que o agendamento da 2ª dose aos que tomaram a 1ª da Coronavac/Butantan até 27/03 está aberto no VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/).

Segundo a Pasta, não é possível precisar os motivos do atraso, mas estima-se que possa ocorrer esquecimento, uma vez que a ansiedade e expectativa de receber a 1ª dose da vacina tenham passado.

Todas as pessoas, assim que tomam a 1ª dose, recebem – no comprovante de vacinação – a data que devem tomar a 2ª dose para, então, completar a imunização.

Segundo o Instituto Butantan, fornecedor da Coronavac em parceria com a chinesa Sinovac, a vacina é eficaz após a aplicação da 2ª dose. Estudos divulgados sobre a vacina do Butantan apontaram que, após a 2ª dose, a eficácia e segurança dela podem chegar a 62% de eficácia geral para todos os casos e 83% para casos moderados.

Mesmo após receber as duas doses não se deve dispensar as medidas de prevenção da Covid-19, que são usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

SÁBADO – Com base no agendamento do VacinaPira, neste sábado (17), também haverá aplicação de vacina contra Covid-19 no município.

67 ANOS OU MAIS – Idosos com 67 anos ou mais começaram a receber a 1ª dose da vacina hoje, quinta-feira, 15/04. O município recebeu, na terça-feira, 13/04, 3.430 doses da fabricante AstraZeneca/Oxford para atender esse público.

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – Nesta semana também ocorre a vacinação com a 1ª dose dos profissionais da educação com 47 anos ou mais. São contempladas as redes Municipal, Estadual e particular. No município cerca de 3.000 pessoas serão vacinadas nesta fase.

VACINÔMETRO – De acordo com o Vacinômetro de ontem (15), Piracicaba (SP) já aplicou 74.887 doses de vacinas contra Covid-19, sendo 50.732 aplicações da 1ª dose e 24.155 da 2ª dose.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também