Piracicaba (SP): aulas presenciais são retomadas na Rede Municipal

Piracicaba (SP): aulas presenciais são retomadas na Rede Municipal

As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (08)

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba (SP) retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (08), seguindo o protocolo da Fase Laranja do Plano São Paulo de Contingência da Covid-19. Todas as escolas receberam os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), assim como álcool em gel, totens, face shield e máscaras, que serão utilizados pelos funcionários, professores e alunos de quatro anos em diante.

Foto: Reprodução

O município teve em média um retorno de 20% dos alunos, cujas famílias responderam positivamente pesquisa prévia, na qual foram recebidas 19.729 respostas, sendo 13.321 positivas para a retomada das aulas presenciais.

As escolas maiores, de Ensino Fundamental, foram as que mais receberam alunos, entre elas estão a EM Padre Pedro Baron, que recebeu 60 alunos no período da manhã, com previsão de receber mais 70 à tarde.

As escolas menores, em sua maioria de Educação Infantil, tiveram um percentual mais baixo de retorno, como por exemplo, a EM Maria Guilhermina Lopes Fagundes, que recebeu 16 alunos de manhã e tinha uma previsão de receber apenas quatro alunos à tarde.

Das 125 escolas, sete não puderam dar início às atividades presenciais. A EM Francisco Benedicto Libardi e a EM São Vicente de Paulo ainda não receberam os alunos, pois passam por manutenção em sua estrutura. Também não receberam alunos presencialmente as escolas EM José Francisco Alves e EM João Perin devido à testagem positiva da Covid-19 em professores e funcionários, que aguardam confirmação com novos exames. Os alunos dessas escolas continuam com as atividades remotas.

Outras três escolas sofreram furtos de fiação e também não puderam dar início às aulas. São elas EM Profª Maria de Lourdes Silva Viccino, EM Profª Antônia Benedita Eugênio e EM Joaninha Morganti. As providências necessárias já foram tomadas para o breve retorno.

A retomada foi dentro das expectativas da SME, com as crianças animadas com a volta às aulas e o reencontro com professores e colegas. O prefeito Luciano Almeida acompanhou o retorno presencial às aulas no município, visitando pela manhã a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Ilda Jenny Stolf Nogueira, no bairro Jupiá. Ele aproveitou a oportunidade para conversar com a diretora Vanessa Delluca e interagir com professoras e alunos.

Ainda na Fase Laranja do Plano São Paulo, as escolas em Piracicaba podem receber por dia até 35% do número total de alunos. Ontem, estiveram presentes 57 alunos, dos 500 matriculados regularmente na EM Ilda Jenny Stolf Nogueira.

O secretário de Educação, João Marcos Thomaziello, analisou o retorno como positivo. “Tomamos todos os cuidados necessários, seguindo o protocolo de segurança estabelecido. Entendemos que essa retomada é muito importante porque estudos comprovam que o fechamento prolongado das escolas pode oferecer riscos irreversíveis à saúde das crianças, em especial àquelas mais vulneráveis, afetando sua nutrição, desenvolvimento, saúde mental, podendo causar transtornos psicológicos/psiquiátricos, sedentarismo, obesidade, além de outros prejuízos causados pelo excessivo uso de telas de computadores (equipamentos digitais/eletrônicos), conforme alertou Dr. Paulo Menezes, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo”, explicou.

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também