Morte de professor da Esalq/USP comove colegas e alunos

Morte de professor da Esalq/USP comove colegas e alunos

Faleceu na madrugada de ontem (20), em João Pessoa (PB), o Professor Doutor da Esalq/USP, de Piracicaba, Edgar Gomes Ferreira de Beauclair. O motivo não foi divulgado.

Foto: TV USP

Durante todo o domingo, diversos alunos usaram as redes sociais para lamentar a morte. Procuramos a Escola de Agronomia para mais informações, porém até a publicação, às 16h45, não tivemos retorno.

Em nota publicada na internet, a diretoria da UDOP (União Nacional da Bioenergia), e seu corpo gestor, também lamentam o falecimento do Professor Edgar Beauclair, um grande parceiro da entidade já há muitos anos. “Beauclair participou de inúmeros eventos UDOP, como palestrante/moderador, compartilhando seus conhecimentos em nossos Congressos e Seminários. Sem dúvida alguma uma grande perda para nosso setor e a agricultura como um todo”, destacou o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.

Carreira

Lotado no departamento de Produção Vegetal da nossa instituição, o docente era querido por todos. Ele atuava na área de Planejamento e produção sustentável de cana-de-açúcar, foi Coordenador Executivo do Pólo Nacional de Biocombustíveis (2008-2009). O Professor Beauclair graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), titulou-se Mestre (1991) e Doutor (1994) em Agronomia, no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo.

Iniciou sua carreira no CTC (antiga Copersucar), trabalhou no USDA (Houma, Louisiana) em 1982, desenvolvendo trabalhos com biometria da cana-de-açúcar e sistemas de produção. Foi gerente agrícola nas Usinas Santa Helena e Bom Jesus (1987 a 1989).

Ao longo da sua trajetória, publicou trabalhos no Brasil e exterior, em revistas especializadas de alto impacto. Fez parte do Conselho editorial da revista Visão Agrícola (Piracicaba) e atuava como membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba, órgão que presidiu entre 2005 e 2009. Fundou em 2006 e coordenava até os dias atuais, na Esalq, o GECA (Grupo de Estudos em Cana-de-Açúcar). Participava ainda de grupos temáticos de pesquisa em cana-de-açúcar e, desde 2011, figurava entre os pesquisadores convidados no CTBE (Centro de Tecnologia do BioEtanol).

Um dos expoentes da nossa Esalq/USP, Beauclair era referência na área de Agronomia, com ênfase em Planejamento e Modelagem da Produção e Cultivo Sustentável de Cana de Açúcar, atuando principalmente com planos de negócios, planejamento e otimização do plantio e colheita, sistemas de produção adequadas a cada ambiente de produção, sustentabilidade da cadeia de produção, adubação da cana-de-açúcar, condicionadores orgânicos de solo, análises de crescimento de cana-de-açúcar e previsão da produção, fitotecnia, tecnologia de fertilizantes em cana-de-açúcar, colheita da cana-de-açúcar e demais ítens ligados ao cultivo da cana-de-açúcar.

Sempre bem humorado, atencioso e dedicado, o professor Edgar Beauclair deixa a comunidade esalqueana repleta de amigos. Sempre disposto a encarar novos desafios, esteve presente em tantos momentos importantes da nossa Esalq, contribuindo com a formação de centenas de jovens na graduação e na pós-graduação. Desempenhou com êxito e louvor pesquisas de destaque e atividades de extensão que levaram conhecimento à comunidade externa. Torcedor do Fluminense e amante da arte do mergulho, deixa a todos um legado de amizade, boas lembranças e fé nas pessoas iluminadas como ele.

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também