Piracicaba avança à fase amarela do Plano São Paulo; poderão reabrir comércios não essenciais
A cidade de Piracicaba (SP) e região avançou da fase 1 (vermelha) direto para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada gradual da economia, anunciou o governador João Doria nesta sexta-feira (07). Com isso, os municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) poderão reabrir os comércios não essenciais, inclusive salões de beleza, academias, bares e restaurantes, desde que cumpram as regras de distanciamento.

A flexibilização passa a valer já na próxima segunda-feira (10). Os municípios podem elaborar decretos com regras específicas e mais restritas, mas não podem liberar atividades além do que autoriza o plano estadual.
A região de Piracicaba ficou por três semanas na fase vermelha antes de passar para a fase amarela.
O que pode abrir na fase amarela
Todas as atividades que têm autorização de funcionamento na fase amarela devem seguir as regras e obedecer as restrições impostas no Plano São Paulo de retomada gradual da economia.
- Shoppings e galerias: com capacidade de 40%, horário reduzido (seis horas) e praças de alimentação ao ar livre ou áreas arejadas;
- Comércio em geral: com capacidade de 40% e horário reduzido (seis horas);
- Serviços: com capacidade de 40% e horário reduzido (seis horas);
- Restaurantes, bares e similares: somente ao ar livre ou áreas arejadas, com capacidade de 40%, horário reduzido (seis horas) e atendimento presencial até às 17h;
- Salões de beleza e barbearias: com capacidade de 40% e horário reduzido (seis horas);
- Academias de esportes: com capacidade de 30%, horário reduzido (seis horas), atendimento com hora marcada, permissão de aulas e práticas individuais (aulas e práticas em grupo estão suspensas);
- Eventos e convenções: somente permitidos após 28 dias de classificação na fase amarela, com capacidade de 40%, horário reduzido (seis horas), venda apenas online e controle de acesso com lugares marcados, além de proibição de atividades com o público em pé;
- Demais atividades que gerem aglomerações estão expressamente proibidas.
DRS Piracicaba
As 26 cidades que podem avançar para a fase amarela são:
- Águas de São Pedro
- Analândia
- Araras
- Capivari
- Charqueada
- Conchal
- Cordeirópolis
- Corumbataí
- Elias Fausto
- Engenheiro Coelho
- Ipeúna
- Iracemápolis
- Itirapina
- Leme
- Limeira
- Mombuca
- Piracicaba
- Pirassununga
- Rafard
- Rio Claro
- Rio das Pedras
- Saltinho
- Santa Cruz da Conceição
- Santa Gertrudes
- Santa Maria da Serra
- São Pedro
A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19, sendo possível assim determinar a fase e a cor em que se encontra cada município.
De acordo com Doria, a cada sete dias a cidade será reavaliada. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos ou mais restritivas, conforme os indicadores analisados sofram alterações. Entenda cada fase e cor do Plano São Paulo:
- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições;
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores;
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3;
- Fase 5, azul: “normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
Informar Erro