Nenhuma morte foi registrada no trânsito de Piracicaba no mês de junho, segundo monitoramento do Infosiga — sistema gerido pelo Estado de São Paulo e que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito. A boa notícia faz contraste com o mesmo período do ano passado – junho de 2019 – quando o trânsito piracicabano registrou quatro mortes.

No acumulado do semestre — de janeiro a junho de 2020 — ocorreram 10 mortes no total nas vias que pertencem a Piracicaba, uma queda de 33,3% em relação ao primeiro semestre de 2019, quando foram registrados 15 óbitos. Destas 10 mortes ocorridas em 2020: três eram motociclistas, três eram pessoas que estavam em automóveis, um era ciclista e outros três eram pedestres. Em 2019, morreram sete motociclistas, cinco pessoas em automóveis, uma pessoa em caminhão e dois pedestres.
Diminuição de vítimas de motos
De acordo com Jorge Akira, secretário da Semuttran, o que chama a atenção também é a diminuição do número de vítimas de moto no primeiro semestre: três agora em 2020, contra sete em 2019 — uma diminuição de 57%. “Estudos de aplicativos, como o iFood, mostram que, desde o início da quarentena, o número de motociclistas triplicou nas vias. Mesmo assim, os óbitos caíram. Essa queda pode estar ligada ao fechamento de bares e restaurantes e, consequentemente, à diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas”, explicou Akira.
“Os dados são positivos para Piracicaba, também, porque no início da quarentena, em abril, o tráfego de veículos nas ruas da cidade diminuiu em 55%. Hoje, a circulação é apenas 15% a 20% menor e, mesmo assim, tivemos essa queda no número de óbitos”, finaliza.
- JUCA HELP! — Seu benefício está muito baixo? Conheça aqui o “Revisão Vida Toda”.
Estado
De acordo com o Governo do Estado de SP, a diminuição dos índices de acidentes em todo o Estado, no primeiro semestre, está ligado à quarentena. De janeiro a junho, foram registrados 2.321 óbitos no Estado — uma redução de 11% se comparado com o mesmo período de 2019. É o menor número de mortes em um semestre desde o início da série histórica, em 2015.
O mês de junho também registrou queda acentuada nas fatalidades. Foram registradas 346 ocorrências em todo o Estado, uma redução de 31% na comparação com o ano passado, quand houve 501 óbitos. Já acidentes reduziram 21%, passando de 15.890 ocorrências em 2019 para 12.569 neste ano.
Informar Erro