Devido ao atual cenário provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), a comissão de humanização do Hospital Regional de Piracicaba criou a campanha “Você Não Está Sozinho”. A proposta surgiu da necessidade de trazer mais conforto aos pacientes internados que não podem receber visitas e nem ter acompanhante por conta da pandemia. O objetivo é que os pacientes recebam cartas de seus familiares e mensagens de carinho no momento de suas refeições.
“Além de trazer conforto para o paciente, o nosso objetivo é motivá-lo a ter uma boa recuperação, sabendo que tem alguém esperando por ele em casa. Nós queremos enfatizar também aos colaboradores, de como o trabalho deles é importante no processo de melhora dos enfermos” comenta Lenara Barbieri, presidente da comissão.
Diante de um cenário de isolamento por conta do coronavírus, pacientes estão reaprendendo a conviver consigo mesmo e a proposta tem um grande impacto, principalmente no paciente que se encontra com a saúde mais vulnerável. “Todo mundo está focando no problema, nós estamos vendo o quanto o mundo está preocupado e mobilizado, mas a gente acaba esquecendo da questão humana, dos sentimentos, tudo mudou as pessoas não podem mais se abraçar”, salienta Jacqueline Bertolini que também compõem a comissão.
Jaqueline, que atua como Assistente Administrativo, esclarece que o afeto se transformou frente à pandemia de coronavírus, e, nesse caso, a tecnologia é uma forte aliada. “Evidentemente é uma forma de demonstrar carinho sem ter o contato físico, já que as cartas mexem com o emocional da pessoa e essa é a intenção” comenta Bertolini.
As cartas são recebidas pela comissão, que faz uma triagem para saber se o paciente ainda está internado na unidade. Em seguida, a carta é escaneada, impressa e entregue às enfermeiras, que a levam até o paciente. “Os pacientes que recebem as cartas estão ficando comovidos, pude notar a reação deles ao recebê-las, é emocionante. Para aqueles que estão debilitados, as enfermeiras leem e deixam a carta no leito para que eles saibam que a carta está ali”, conta Jacqueline.
Como funciona a campanha
“Aos familiares quando vem a primeira vez acompanhando o paciente que vai ser internado, é entregue um termo de responsabilidade informando que ele não pode vir ao hospital e que o boletim médico será via telefone. Em seguida, é dado uma orientação dizendo que a família pode estar enviando uma carta escrita de próprio punho para o e-mail específico da instituição que fará os procedimentos definidos e em seguida entregue ao paciente no mesmo dia”, informa Lenara.
A carta precisa estar legível, feita a mão, conter o nome do paciente e de quem está enviando.
- RESULTADO QUINA: de segunda a sexta, na categoria Loterias Caixa.