Enfermaria geriátrica será construída no Lar dos Velhinhos, em Piracicaba

Enfermaria geriátrica será construída no Lar dos Velhinhos, em Piracicaba

O prefeito Barjas Negri assinou contrato que celebra convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Lar dos Velhinhos, para a implantação de uma enfermaria geriátrica na instituição. O investimento será de R$ 300 mil e o recurso é oriundo do Fundo Nacional de Saúde. O Projeto de Lei para a liberação foi aprovado pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária no dia 26 de março.

Foto: Divulgação.

“A enfermaria vai melhorar a assistência prestada aos idosos do Lar dos Velhinhos, que quase chegam a 500, além de também reduzir o tempo de permanência desses pacientes em ambiente hospitalar”, ressalta o prefeito.

A construção

A enfermaria geriátrica será instalada em um prédio já existente no Lar dos Velhinhos, explica Jairo Mattos, presidente da instituição. “É um prédio antigo que foi construído em 1911, pelo fazendeiro Antônio Correa Ferraz. Vamos então aproveitar uma ala deste imóvel para implantar esta unidade geriátrica”, informa.

De acordo com Mattos, a enfermaria geriátrica funcionará inicialmente nos moldes de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois, aos poucos, se transformará em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com seis leitos. “Hoje temos idosos doentes que, dependendo da necessidade, precisam ser transferidos à Santa Casa ou ao Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Agora com esse setor especializado, em breve será possível tratá-los aqui”, afirma o presidente do Lar dos Velhinhos.

Atualmente, o Lar dos Velhinhos acolhe cerca de 480 idosos em suas instalações. A entidade de caráter filantrópico possui 250 funcionários e 50 voluntários trabalhando em suas ações e rotinas de saúde e bem-estar.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também