Em Piracicaba, piso da ponte Pênsil passa por serviço de manutenção

Em Piracicaba, piso da ponte Pênsil passa por serviço de manutenção

Nesta quinta-feira (06), a Prefeitura de Piracicaba deu início à troca de tábuas da ponte Pênsil, um dos principais cartões-postais de Piracicaba. Durante a manutenção, a fim de garantir a segurança das pessoas, a passarela ficará fechada para o público das 07h às 17h, durante a semana, e será liberada aos finais de semana.

Foto: Eleni Destro.

Além das pranchas de madeira tratada, também são usados parafusos especiais. A estrutura da passarela é formada por duas camadas de tábuas de 3 cm cada, uma sobre a outra. Cerca de 150 tábuas que ficam na parte de cima serão substituídas.

Última reforma

A passarela Pênsil José Dias Nunes (Tião Carreiro) passou por reforma completa e foi entregue à população no dia 01 de julho de 2014. Os trabalhos foram executados pela empresa Bema Engenharia e pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), em parceria com o Laboratório de Madeiras da USP de São Carlos.

Para recuperar a ponte mantendo sua estrutura, foram feitas peças especiais de reforço, preservando as características da construção e garantindo maior durabilidade a passarela. Na época, também foram trocados 3.480 parafusos.

História

A passarela Pênsil foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 1992. Ela possui 103 metros metros de extensão (de uma ponta a outra) e 78 metros de vão suspenso. Sua estrutura é sustentada por cabos de aço e madeiramento. A ponte é, atualmente, considerada uma obra de arte da engenharia e seu projeto foi inspirado em duas famosas pontes estadunidenses: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate de San Francisco (CA).

Foto: Eleni Destro.
Foto: Felipe Ferreira.
  • Sua moto está precisando de manutenção, acessórios ou peças? Então conheça a SOS Motos e encontre tudo o que você precisa. Clique aqui e veja mais.
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também