Connect with us

Notícias

Festival Paulista de Circo se consolida entre os principais eventos culturais do interior de SP

Redação - PIRANOT / PORJUCA

Published

on

Realizar ações culturais no interior de São Paulo. Esse é um dos objetivos da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Cultura), que reconhece o potencial dos municípios de produzir arte e cultura. Neste sentido, o Festival Paulista de Circo, que chega à sua 12ª edição e acontece entre os dias 16 e 18 de agosto, é uma grande referência. A expectativa é gerar oportunidades de trabalho para cerca de 250 pessoas da cidade e região e receber um público de mais de 35 mil pessoas nos três dias de festival.

Circo

Foto: Adriano Scanhuela

A programação reúne mais de 350 artistas, de Piracicaba e região, que apresentam shows de mágica, dança, malabares, números aéreos, palhaçaria, equilíbrios, manipulação de objetos, entre outros. Os destaques da programação são Circo Rudá, que participa pela primeira vez, Os Irmãos Sabatinos, Companhia La Mínima, com Fernando Sampaio; e Palhaça Rubra que participam desde a primeira edição.

“As atrações são escolhidas a partir de uma análise dos artistas que se inscrevem no site da APAA. Buscamos reunir apresentações de circo tradicional e contemporâneo para diversificar o festival, oferecendo oportunidades para companhias de grande e pequeno porte”, explica Danielle Nigromonte, diretor executiva da APAA, que desde 2017 promove iniciativas culturais em 424 municípios do Estado de São Paulo.

Danielle conta que a inclusão é um ponto fundamental do festival, que é gratuito e destinado a todos os públicos. Por esse motivo, serão realizadas quatro apresentações em bairros da cidade, nos quais os artistas se apresentam em kombis.

Estrutura

O Festival Paulista de Circo possui três picadeiros nas lonas de circo, um palco coberto e um palco do teatro. Além de uma extensa área externa para as intervenções artísticas, globo da morte e trave de aéreos.

Os três pontos de alimentação do evento são frutos de parcerias com as entidades ligadas ao Fundo Social de Solidariedade. Pipoca, refrigerante, suco, salgados, hot dog e churros estão entre as opções de alimentação oferecidas. Além disso, para maior conforto do público a organização disponibiliza 20 banheiros químicos e 42 fixos.

Sobre o Festival Paulista de Circo

O Festival Paulista de Circo é realizado APAA (Associação Paulista dos Amigos da Cultura) em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e a Prefeitura de Piracicaba, e busca resgatar a tradição dos circos brasileiros e estimular o intercâmbio entre os diferentes grupos circenses do Estado de São Paulo. O evento acontece anualmente e aborda diferentes temas da cultura circense em sua programação, que traz desde palestras para formação de artistas do meio a apresentação de espetáculos. A programação é gratuita para todos os interessados.

Sobre a APAA – Associação Paulista Dos Amigos Da Arte

A APAA é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da APAA, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso e Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, e Teatro Estadual de Araras.

12º Festival Paulista de Circo

Dias 16,17 e 18 de agosto
Horário: abertura para o público acontece no dia 16/08, às 20h
As outras atrações variam conforme programação no www.festivalpaulistadecirco.com.br
Gratuito. Informações: (19) 3403-2600.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.