Connect with us

Cultura

46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba começa neste sábado (10)

Rafael Fioravanti

Published

on

A 46ª edição do Salão Internacional de Humor, um dos maiores eventos do mundo na área do humor gráfico, começa neste sábado (10), no Engenho Central, em Piracicaba (SP). A solenidade de abertura está marcada para as 19h, no Teatro Erotídes de Campos, e logo depois, às 20h30, acontece a abertura da mostra principal (armazém 14), das exposições paralelas (armazém 9) e do 17º Salãozinho de Humor (armazém 5).

Reinaldo Figueiredo, ex-Casseta e Planeta, foi membro do júri de premiação. Foto: Christiano Diehl

Durante a abertura, o público poderá conhecer os trabalhos desta edição 2019 do Salão, escolhidos pelo júri formado por Reinaldo Figueiredo (humorista conhecido por seu trabalho no Casseta e Planeta), Luiz Gustavo Paffaro (cartunista, caricaturista e ilustrador), Luiz Carlos Fernandes (chargista, caricaturista, ilustrador e escultor), Silvano Mello (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Claudia Kfouri (cartunista, ilustradora e escultora), além dos iranianos Alireza Pakdel (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Saba Darabian (ilustradora e designer gráfica).

Este ano, o Salão terá 449 trabalhos em sua mostra principal, produzido por 217 artistas de 34 diferentes países. Ao todo, são 103 caricaturas, 59 cartuns, 47 charges, 24 esculturas e 81 tiras, além de 59 trabalhos para a categoria temática Imigração, 42 trabalhos para a categoria Infância Arcor e 34 para Saúde Unimed.

Neste ano, o público poderá apreciar obras de artistas dos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.

Salãozinho

O 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba reunirá 108 trabalhos na categoria entre sete e dez anos e 109 na categoria entre 11 a 14 anos, o que totaliza 217 obras, entre as 3.200 recebidas. O júri do evento voltado a crianças e adolescentes foi formado por Sara Pinotti e Maurice Scarpari.

O Salãozinho, que compõe a programação do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nasceu com o objetivo de usar o desenho como ferramenta de conhecimento e forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor.

Abertura do 46º Salão Internacional de Humor

Dia: Sábado, 10 de agosto de 2019
Local: Engenho Central de Piracicaba
Entrada gratuita
Solenidade de abertura às 19h, no Teatro Erotídes de Campos. A partir das 20h30, acontece a abertura da mostra principal (armazém 14), paralelas (armazém 9) e do 17º Salãozinho de Humor (armazém 5).

Rosângela Camolese e Erasmo Spadotto com o júri desta edição de 2019 do Salão. Foto: Christiano Diehl

  • DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.