Connect with us

Notícias

Filhote de gato jogado no Rio Piracicaba é resgatado pelo Corpo de Bombeiros

Fernanda Maestro

Published

on

Na manhã deste domingo (07), um gato jogado nas águas do Rio Piracicaba foi salvo pelas equipes do Corpo de Bombeiros e o Jornal PIRANOT esteve lá registrando toda ação.

Foto: Corpo de Bombeiros

De acordo com informações apuradas, uma pessoa teria jogado o animal, que aparentava ser filhote ainda, de cima da Ponte Pênsil. O gato conseguiu enfrentar a água congelante, subiu em cima de uma pedra e ali ficou à espera de ajuda.

Um jovem que caminhava pelo local, avistou o filhote e imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros para realizar o resgate. Duas viaturas foram empenhadas na ocorrência e tudo acabou bem. O gato foi resgatado pelas equipes e levado para receber os devidos cuidados.

Maltratar animal é crime

Maltratar animal é crime pela lei federal e está previsto na Constituição. A lei determina que pessoas físicas ou jurídicas que lesam o meio ambiente devem sofrer sanções penais e administrativas. A Constituição determina o dever do Poder Público de proteger a fauna e de coibir os atos que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

O que diz a lei

A lei define o crime de maus-tratos da seguinte forma: “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Punição

A pena para maus-tratos a animais é de um a quatro anos de detenção, com a possibilidade de multa mantida. Em caso de morte do animal, a pena pode aumentar em até um terço (mais de um ano). A aplicação dessas penas vale para pessoas que realizam experiências científicas “dolorosas” em animais vivos.

Onde denunciar

Diante do conhecimento de um caso de crueldade contra animais domésticos ou silvestres, qualquer cidadão pode comunicá-lo à Polícia Militar por meio do telefone 190. A Polícia Ambiental também pode ser acionada. Não se cale, denuncie!

Fotos do resgate

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

10 Comments

10 Comments

  1. Avatar

    Anônimo

    10 de julho de 2019 at 8:12

    Que covardia fazer maldade com ser tão inocente. onde está a lei de punição para esses malditos

  2. Avatar

    jefferson

    10 de julho de 2019 at 8:25

    parabéns aos Bombeiros

  3. Avatar

    Cristiane Filletti

    10 de julho de 2019 at 9:55

    A gatinha está muito bem, foi acolhida, será castrada e posteriormente colocada para doação. A SPPA, agradece aos Bombeiros e informa que além dessa gatinha temos outros para adoção responsável.

  4. Avatar

    Marta

    10 de julho de 2019 at 10:06

    É muita covardia. Sem contar a água gelada. Coitidinho do gatinho
    ]

  5. Avatar

    Nilma Sodré

    10 de julho de 2019 at 11:26

    Semana passada resgatei dois filhotes de gato aqui em Ártemis. Graças a Deus que os jogaram em um terreno baldio, mas ambos sofreram muito com o frio. Parabéns ao rapaz que acionou os bombeiros e a equipe que fizeram o resgate.

  6. Avatar

    Anônimo

    10 de julho de 2019 at 16:36

    é uma covardia ….isso tem que parar …e muita maldade ..

  7. Avatar

    Rud

    10 de julho de 2019 at 19:08

    Tem que jogar este lixo na água que jogou o gato

  8. Avatar

    FERNANDO LUIZ ALENCAR

    10 de julho de 2019 at 19:45

    Parabéns, em 25 de dezembro de 2008, acionei os bombeiros e vieram salvar uma gata na ponte do Mirante. Adotamos e ela está conosco até hoje. Muito obrigado a estes heróis. Que Deus lhes protejam e tenham vidas longas.

  9. Avatar

    Aparecida maistro

    11 de julho de 2019 at 10:31

    Parabéns a esses excelentes profissional que Deus abençoe eles
    sempre

  10. Avatar

    Anônimo

    13 de julho de 2019 at 22:12

    Falta fazer valer a lei neh

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.