Connect with us

Notícias

Piracicaba registra quinto caso de morcego com raiva deste ano

Fernanda Maestro

Published

on

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou na última quinta-feira (06) mais um caso de raiva em morcegos. O animal foi coletado morto, caído em via pública, na Rua Amapá, no bairro Higienópolis. De hábito frugívoro (se alimenta de frutos), família Phyllostomidae e espécie Artibeus lituratus.

Foto: Reprodução

Até o momento já foram contabilizados cinco quirópteros infectados neste ano em Piracicaba, todos confirmados pelo laboratório do CCZ de São Paulo.

“Não sabemos se algum animal ou pessoa que tenha passado no local, antes do seu recolhimento, tenha tido contato direto com o mesmo”, explicou a bióloga Regina Lex Engel, do CCZ. 

Segundo ela, nesse caso, o setor alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente do bairro e que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.

“Quanto às pessoas, caso tenham tido contato direto com o morcego, colocando as mãos desprotegidas no animal, estas devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, informando o contato e o diagnóstico positivo do animal”, reforçou.

O primeiro morcego do ano com raiva foi coletado no bairro Glebas Califórnia; o segundo no Dois Córregos,  Loteamento Glebas Natalinas; o terceiro no bairro São Dimas; e o quarto no bairro Chácara Nazaré.

Este ano, já foi recolhido e enviado para diagnóstico da raiva um total 185 morcegos. No ano passado, foram 360 animais recolhidos e 11 positivos para a doença.

  • CURSOS DE FÉRIAS FUMEP: Dê um UP em seu desempenho profissional com cursos rápidos, mensalidades acessíveis e sem taxa de inscrições. Clique aqui e saiba mais.

Para vacinação de animais de estimação contra a raiva, basta procurar uma clínica veterinária particular ou, para vacinação gratuita, o Canil do CCZ, localizado na Rua dos Mandis, s/nº – Jupiá, atende de segunda a sábado, das 08h às 16h. A unidade funciona como posto fixo de vacinação durante o ano todo e o telefone para contato é o (19) 3427-2400.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.