Connect with us

Educação

Em Piracicaba, protesto de estudantes toma ruas do Centro da cidade

Rafael Fioravanti

Published

on

Estudantes dos mais diversos núcleos e instituições de ensino realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 10 horas, em Piracicaba (SP). O protesto foi organizado após o atual governo promover cortes na educação.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

De acordo com informações apuradas, estudantes combinaram com a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) de que o protesto começaria no Mercadão e terminaria na Praça José Bonifácio. Não foi o que aconteceu. Muitos estudantes já haviam se reunido em frente à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para vir protestando até o Mercadão, na área central, prejudicando o trânsito em várias ruas da cidade;  posteriormente, já reunidos no Mercadão, todos seguiram em uníssono até a praça, com acompanhamento da Semuttran.

Um estudante comentou que cerca de 500 alunos se reuniram para o protesto, que contou também com apoio de estudantes de cursinhos. Dados oficiais da Polícia Militar ainda não foram divulgados.

Muitos pontos foram reivindicados no protesto, porém o principal mote foi a defesa das universidades federais e pesquisa científica. O MEC (Ministério da Educação) anunciou um congelamento no orçamento, o que poderia vir a afetar tanto a educação infantil quanto a pós-graduação.

A manifestação em defesa da educação é o primeiro protesto em larga escala que o governo Bolsonaro enfrenta e foi registrado não só em Piracicaba, mas também em outros Estados.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

piracicaba

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

9 Comments

9 Comments

  1. Avatar

    Luis

    15 de maio de 2019 at 12:13

    Não temos universidades federais em Piracicaba. Tenho dó desses estudantes que são massa de manobra na mão dos políticos bandidos que ferram sempre os mais carentes.

  2. Avatar

    Anônimo

    15 de maio de 2019 at 12:49

    O PIOR É APOIAR ESTES ESTUDANTES VAGABUNDOS

  3. Avatar

    Carol Moura

    15 de maio de 2019 at 12:49

    Meu Deus, Luis! Pelo visto você se quer conhece as faculdades/universidades existentes em Piracicaba ou no mínimo, não conhece o conceito de universidade federal. Vale ressaltar que o protesto conta com o apoio de universidades estaduais, privadas, escolas públicas e privadas. Você é massa de manobra da politicagem, conhecimento é poder, se eu fosse você correria atrás antes que seja tarde!!!!

  4. Avatar

    Lucas

    15 de maio de 2019 at 13:16

    500 alunos no protesto! Isto não chega a 1% do total dos estudantes da cidade. O contingenciamento feito foi nos gastos discricionários, ou seja, não afetará alunos e professores. 17 Neles !!!

  5. Avatar

    Harley Silva

    15 de maio de 2019 at 13:42

    Acho que seja uma “Canelada” o governo mexer com verba da Educação. Devia mexer com verba dos gabinetes de deputados e senadores e STF, aí sim. Quanto a educação, sou a favor de uma intervenção sim, mas que retire a banda podre que perpetua nas universidades federais, grupos baderneiros sem noção.

  6. Avatar

    Anônimo

    15 de maio de 2019 at 17:59

    Para quem não conhece, Piracicaba tem o Instituto Federal (IFSP), onde são ofertados cursos de nível médio,técnico e superior. Portanto, a cidade tem uma instituição federal de ensino! E deve valorizá-la!

  7. Avatar

    Marcos

    15 de maio de 2019 at 18:09

    Vai trabalhar cambada de vagabundo

  8. Avatar

    Ricardo

    15 de maio de 2019 at 18:41

    Vergonha alheia…
    O presidente tem razão…idiotas úteis e massa de manobra pra partido que quer presidiário livre…que pena dessa gente

  9. Avatar

    Ricardo

    15 de maio de 2019 at 19:27

    Lamentável… massa de manobra, idiotas úteis…
    Vergonha alheia desses jovens que são usados para tentar livrar presidiário corrupto da cadeia….

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.