Connect with us

Educação

Fatep Piracicaba recebe inscrição solidária para vestibular do meio do ano

Fernanda Maestro

Published

on

As inscrições para o vestibular da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de maio, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, na secretaria da faculdade ou pelo site: fateppiracicaba.edu.br.

Foto: Divulgação

A taxa de inscrição para a prova que está marcada no dia 1º de junho, das 14h às 17h, é a doação de um quilo de alimento não perecível que será revertido ao Centro de Reabilitação de Piracicaba. As vagas oferecidas são para os cursos de tecnologia em logística, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão da qualidade, bacharelado em engenharia civil, bacharelado em engenharia de produção, bacharelado em administração e bacharelado em engenharia agronômica.

A opção pelo modelo de inscrição, conforme explica o diretor-mantenedor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, coincide com a proposta de ajudar os alunos a terem uma formação completa, com qualidade de ensino, solidariedade e visão estratégica da profissão. “É uma ação solidária para ajudar o Centro de Reabilitação e, principalmente, para despertar a valorização de atitudes simples que geram bons resultados positivos”, comenta.

Os candidatos aprovados no vestibular do meio de ano da Fatep serão divulgados no dia 05 de junho, a partir das 18h. As matrículas serão efetivadas nos dias 06 e 07 de junho, das 13h às 21h, e as aulas terão início no dia 05 de agosto.

Benefícios

A Fatep ainda oferece outras vantagens para quem deseja estudar, como a utilização integral das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em substituição à realização do vestibular tradicional. A escolha é válida para quem realizou o Enem em um dos últimos três anos. Para esta forma de seleção, o candidato deve apresentar cópia autenticada do Boletim de Desempenho Individual de Notas do Enem até 24 horas antes da prova, sem a necessidade de comparecer ao exame.

Outra opção é o desconto de 20% nas mensalidades a todos os estudantes que efetuarem a matrícula. O calouro acumulará mais 5% de desconto se indicar um amigo, totalizando 25% até terminar o curso. Os veteranos também podem participar da indicação, recebendo 5% de desconto caso o amigo efetue a matrícula na Fatep.

Os interessados nos cursos de graduação que tenham mais de 50 anos e forem aprovados no vestibular terão desconto de 50% nas mensalidades. Um benefício implantado pela Fatep para valorizar quem quer entrar no mercado de trabalho ou precisa adquirir novos conhecimentos.

A Fatep também garante 40% de desconto para funcionários de empresas conveniadas e 10% de desconto para alunos transferidos de outras instituições de ensino.

Prova

Para participar do vestibular, a recomendação da Fatep é que os estudantes cheguem meia hora antes do início da prova, uma vez que os portões abrem às 13h30 e serão fechados pontualmente às 14 horas, não sendo permitida a entrada com atraso.

Para realização do processo seletivo, os candidatos devem levar o comprovante de inscrição e um documento de identidade original com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação ou documentos de órgãos de classe). Também não será permitida a entrada com calculadoras e comunicadores eletrônicos de qualquer espécie.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Você é contra ou a favor ao contingenciamento das verbas para as universidades?

Junior Cardoso

Published

on

No ano passado, o Jornal PIRANOT lançou uma série de pesquisas junto ao seu público a fim de saber a opinião de seus leitores. Através de enquetes, o mais lido jornal de Piracicaba (SP) questionará seus leitores acerca dos mais diversos temas e assuntos do município, Estado e país. Neste final de semana nossa pesquisa se refere ao contingenciamento de verbas para a educação, feita pelo Ministério da Educação.

O tema rendeu muito nesta semana. Houve um protesto grande feito por estudantes, segundo o governo Bolsonaro promovido pelo PT. Qual sua opinião sobre este tema? Vote e veja o resultado na hora.

Vote abaixo:

SOBRE O CONTIGENCIAMENTO NA EDUCAÇÃO, QUAL SUA OPINIÃO?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Observação

Vale lembrar que esta enquete representa a opinião dos leitores do PIRANOT, e não a opinião dos cidadãos piracicabanos de maneira geral tampouco do PIRANOT. Além disso, é permitido, por meio de Internet Protocol (IP), que cada leitor registre seu voto apenas uma única vez. Desta forma, qualquer tentativa de manipulação de pesquisa é inibida.

Continue Reading

Educação

Em Piracicaba, protesto de estudantes toma ruas do Centro da cidade

Rafael Fioravanti

Published

on

Estudantes dos mais diversos núcleos e instituições de ensino realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 10 horas, em Piracicaba (SP). O protesto foi organizado após o atual governo promover cortes na educação.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

De acordo com informações apuradas, estudantes combinaram com a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) de que o protesto começaria no Mercadão e terminaria na Praça José Bonifácio. Não foi o que aconteceu. Muitos estudantes já haviam se reunido em frente à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para vir protestando até o Mercadão, na área central, prejudicando o trânsito em várias ruas da cidade;  posteriormente, já reunidos no Mercadão, todos seguiram em uníssono até a praça, com acompanhamento da Semuttran.

Um estudante comentou que cerca de 500 alunos se reuniram para o protesto, que contou também com apoio de estudantes de cursinhos. Dados oficiais da Polícia Militar ainda não foram divulgados.

Muitos pontos foram reivindicados no protesto, porém o principal mote foi a defesa das universidades federais e pesquisa científica. O MEC (Ministério da Educação) anunciou um congelamento no orçamento, o que poderia vir a afetar tanto a educação infantil quanto a pós-graduação.

A manifestação em defesa da educação é o primeiro protesto em larga escala que o governo Bolsonaro enfrenta e foi registrado não só em Piracicaba, mas também em outros Estados.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

piracicaba

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Continue Reading

Educação

Enem 2019: inscrições encerram nesta sexta-feira (17)

Avatar

Published

on

Quem ainda não se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 tem até esta sexta-feira (17) para fazer a inscrição pela internet. No dia 17 também encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira.

A taxa de inscrição para o Enem é de R$ 85. Quem não tem isenção de taxa deve fazer o pagamento até o dia 23 de maio. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio. As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, 03 e 10 de novembro.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.

A prova também pode ser feita pelos estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019, mas nesse caso os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de concorrer a vagas ou a bolsas de estudo.

Estudo

Para reforçar o conhecimento dos candidatos, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) oferece várias estratégias gratuitas, como o Questões Enem, no qual os estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 até 2018. O site permite a resolução das questões online, com o recebimento do gabarito.

Já pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série Caiu no Enem. O desafio é responder no fim de semana à questão publicada na sexta-feira. Na segunda-feira, um professor responde ao questionamento. A série fica até a semana que antecede ao exame de 2019. Para ter acesso aos vídeos com as respostas, basta se inscrever no canal youtube.com/ebcnarede.

Continue Reading

Educação

Em Piracicaba, escola fundamental para 700 crianças ficará pronta no 2º semestre

Rafael Fioravanti

Published

on

Está em construção no conjunto habitacional Vida Nova, em Piracicaba (SP), uma escola de Ensino Fundamental para atender 780 crianças de seis a dez anos. A obra é uma parceria da Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno, com o Governo Federal, que constrói a unidade escolar por meio do programa MCMV (Minha Casa Minha Vida) com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). O investimento é de R$ 5.469.863,63 reais.

escola

Foto: Fernanda Schmidt

Com previsão de ser concluída no segundo semestre deste ano, a construção encontra-se já na fase de estrutura e alvenaria. A responsável pela construção é a Enplan Engenharia e Construção.

A escola terá 3.356,15 m² de área construída e fica num terreno de 9.332,57 m². A unidade escolar terá 12 salas de aula, sala de leitura, auditório, laboratório, sala de informática, sala dos professores, almoxarifado, cozinha, refeitório, despensa, vestiários masculino e feminino, quatro sanitários para alunos (dois femininos e dois masculinos), além de três sanitários para funcionários. Haverá ainda sala para diretoria, coordenadoria e grêmio. A área externa da escola contará com quadra poliesportiva e estacionamento.

O Departamento de Planejamento da SME (Secretaria Municipal de Educação) informou que, para entrar em funcionamento, a escola necessitará de um diretor, 24 professores, um secretário de escola, um escriturário, três orientadores, cinco serviços gerais e um zelador.

“Essa escola vai atender a demanda das famílias que se mudaram para o conjunto Vida Nova. Vai proporcionar mais qualidade de vida até porque os alunos estudarão mais perto de casa. Além disso, é preciso destacar a geração de empregos diretos proporcionada pela nova unidade escolar”, comentou Angela Jorge Corrêa, secretária municipal de Educação.

Atualmente, a Prefeitura de Piracicaba mantém na cidade 46 escolas municipais de Ensino Fundamental I (para crianças de seis a dez anos), responsáveis por atender 16.927 alunos.

Continue Reading

Cultura

Em Piracicaba, artista faz máscaras de super-heróis com material reciclável e emociona

Rafael Fioravanti

Published

on

Um técnico em manutenção chamou a atenção de todos que apreciam super-heróis e obras-de-arte: ele tem a habilidade de transformar lixo reciclável em máscaras de super-heróis. A exposição “Super-Heróis” tem início nesta segunda-feira (06), no Dom Bosco Assunção, em Piracicaba (SP).

Foto: Setor de Comunicação.

Para o artista João Antonio Valério, papelão, resina, arames, massa de fibra de vidro, e demais materiais recicláveis, não é lixo… tudo acaba dando vida a uma série de itens colecionáveis. Todas as peças criadas pelo artista são confeccionadas em tamanho real, possuem luzes e funcionam. Essa visão de arte acaba dando um novo significado àquilo que reciclamos, ensinando as crianças que nada, na realidade, é lixo.

Quem quiser ver as máscaras de personagens como Groot, Super Mario Bros, Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor, Predador, etc, já pode visitar a exposição. Ela acontece de 06 a 17 de maio na biblioteca do Dom Bosco Assunção, e do dia 20 a 31 de maio na biblioteca do Dom Bosco Cidade Alta.

A exposição acontece das 08h às 21h50, com abertura ao público a partir das 18h (unidade Assunção).

Fotos da exposição

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Foto: Setor de Comunicação.

Continue Reading
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.