Connect with us

Notícias

Câmara de Piracicaba realiza solenidade de valorização da Polícia Militar

Avatar

Published

on

A Câmara de Vereadores de Piracicaba acolheu nas dependências do Salão Nobre “Prof. Helly de Campos Melges”, na manhã da última quinta-feira (08), das 10h00 às 11h00, a solenidade de valorização do policial militar, ligada à Secretaria da Segurança Pública, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob o Comando de Policiamento do Interior Nove, do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Foto: Davi Negri

Na oportunidade foram homenageados 22 policiais militares, das mais variadas patentes, que se destacaram em missões ao longo dos meses de fevereiro, março e abril, bem como foram contemplados os que foram promovidos e os veteranos, além de pontuar a entrega de votos de congratulações, por intermédio do requerimento 98/2019, de autoria da vereadora Coronel Adriana, que contempla cinco soldados da 1ª Cia em relevantes serviços à população, além de comemorar os 43 anos do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior em Piracicaba.

A honraria aos policiais e reconhecimento natalício da Corporação serão realizados em data oportuna, em função da ausência da vereadora na solenidade desta manhã, que segundo o tenente coronel PM Rodrigo, ontem à noite (8) a parlamentar ligou justificando ausência em função de homenagem a seu marido, o coronel PM Horário, que seria retratado em Campinas, numa inauguração, na manhã de hoje (9).

A abertura da solenidade foi marcada pela execução da Canção da Polícia Militar, letra de Guilherme de Almeida e música do major PM Alcides Jacomo Degobbi.

A soldado PM Nathália Ballestero foi a cerimonialista oficial do evento, respaldado por cabo Vinicius e as soldados PM Bruna e Sarah.

O pastor Oswaldo Raymundo da Silva Júnior, da Comunidade do bairro Jupiá fez a leitura da palavra de Deus, evocando o livro dos Salmos 37, versículo 5, que nos aconselha a entregarmos o nosso caminho nas mãos de Deus, onde a força dos verbos entregar e confiar indicam o caminho seguro a seguir.

HONRARIA “PM DO MÊS” – ganhou destaque a atuação do soldado PM Jeferson Fernando da Silva, da 4ª Cia. por ter durante o mês de março detido três indivíduos em diferentes situações, sendo que um foi por roubo de veículo, outro por portar duas armas de fogo e, o terceiro por tentativa de homicídio, na qual foi apreendida uma arma de fogo.

O tempo todo, Jeferson demonstrou afinco e compromisso de bem servir a população, pautando sempre pelos valores da Instituição, atuando com disciplina na execução de suas funções, o que demonstrou ser merecedor do título de Policial do mês de março de 2019.

O destaque do mês de abril de 2019 foi para o 3º sargento PM Helder José da Silva Pereira, da Força Tática, que se destacou em quatro ocorrências de tráfico de entorpecentes, uma de captura de procurado, outra de arma de fogo, mostrando alto grau de profissionalismo e tirocínio policial apurado, não medindo esforços para atingir os objetivos pretendidos pela Instituição, sendo exemplo a ser seguido por seus pares e subordinados.

No destaque da área do 10º BPMI, do mês de fevereiro foi contemplado o cabo Luis Fernando Castilho, seguido pelo soldado Diogo Camargo de Castro, que se despontaram, no dia 21 de fevereiro, durante patrulhamento, onde surpreenderam dois indivíduos, na condução de um veículo produto de ilícito, sendo que após a aborgagem foram encontradas duas armas de fogo, sendo que a vítima foi amarrada com as próprias vestes ao subtraírem seu veículo e aparelho celular.

Já no mês de março também foram contemplados os soldados Antônio Carlos Passafaro Júnior e Pedro Henrique Souza Jordão, que no dia 14 efeturam prisão em flagrante delito de dois indivíduos que realizavam tráfico de drogas no município de Capivari.

Da 1ª Cia foram contemplados o 3º sargento Vitor de Lima Rodrigues, cabo Rosangela Ilech Lima e o soldado Gustavo Cesar de Cinque Soares, que em 14 de abril foram informados, via Copom, sobre um roubo em residência, sendo que em posse das características dos meliantes, lograram êxito em deter os três indivíduos, além de recuperar todos os pertences da vítima. Diante dos fatos, a vítima reconheceu os indivíduos, e asssim permaneceram à disposição da justiça.

PROMOVIDOS – como forma de parabenizar e homenagear os policiais militares pela promoção ocorrida em 21 de abril de 2019, o tenente coronel PM Rodrigo fez a entrega dos diplomas, contemplando o 1º sargento Samir Salles da Cunha, da 2ª Cia., 1º sargento Edivaldo Lopes dos Santos da 2ª Cia., 1º sargento Raul Meneses Vieira Lima, da 4ª Cia., 1º sargento Sidney de Azevedo Mascellani, da Força Tática, 1º sargento Renato Adriani Polegate, da 5ª Cia., 1º sargento Ricardo Aparecido de Mello, da Força Tática, 2º sargento Daniel Segredo, da 3ª Cia., 2º sargento Alex Fabiano Jurno, da 1ª Cia., cabo Arilton Lemes de Moura Jorge, da 3ª Cia., cabo Ed Wilson Hororio, da 2ª Cia., cabo Genivaldo Lopes de Souza, da 3ª Cia. e cabo César Augusto Furtado, do EM.

VETERANO – em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, o 3º sargento Edinei Aparecido Agostini foi homenageado. Ele deixa a missão ativa, sendo que o comandante, oficiais e praças agradecem o profissionalismo e o amor à causa pública demonstrados ao longo dos anos de dedicação ao exercício da função de policial militar.

O tenente coronel PM Rodrigo encerrou o evento solene, agradecendo a presença de todos, especialmente de atiradores, comandados pelo subtenente, Wolmer Luiz de Oliveira Santos, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-028 do Exército Brasileiro, em Piracicaba, que se irmanaram em reverência aos policiais contemplados.

Coronel Rodrigo também discorreu sobre a trajetória histórica de lutas e glórias da Polícia Militar, em campanhas junto ao Exército Brasileiro, desde o Paraguai até a Segunda Guerra Mundial, onde policiais militares deram a vida para defender o Brasil nas trincheiras italianas, até de participação em revoltas como a Guerra de Canudos e na Revolução Constitucionalista de 1932.

O PM Rodrigo também registrou a satisfação de retornar a Piracicaba, quando passou por aqui de 1996 a 2000, com retorno em 2014 e agora em definitivo, em 2019, quando pela primeira vez assume o comando do 10º BPMI. Também reiterou a ausência da vereadora Coronel Adriana, além de agradecer o apoio da Câmara no respaldo à solenidade.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Anônimo

    14 de maio de 2019 at 10:16

    Ai sim, finalmente o policial militar está sendo valorizado nesse país!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.