Oficina de tingimento de ovos de Páscoa resgata tradição tirolesa em Piracicaba

Oficina de tingimento de ovos de Páscoa resgata tradição tirolesa em Piracicaba

O bairro de Santa Olímpia é um importante ponto de referência da cultura tirolesa em Piracicaba, conhecido por promover festas e atividades que resgatam as tradições como a oficina de tingimento de ovos de Páscoa.

Foto: Divulgação

A oficina foi iniciada em março, mas também ocorrerá nos dias 13 e 20 de abril, das 14h30 às 17h, no Café Tirol. Pessoas de todas as idades podem participar, mas é necessário fazer a inscrição com antecedência pelo (19) 9.9185-8268 (WhatsApp). A taxa é de R$ R$ 20,00 e inclui o kit para tingimento de ovos.

O evento tem apoio do Café Morro Grande, parceiro do Café Tirol, importante ponto gastronômico-cultural dos tiroleses em Piracicaba, localizado no bairro Santa Olímpia. Desde a sua criação, a empresa fornece grãos e insumos para a confecção das bebidas tradicionais da casa.

Além de conhecer a técnica de tingimento dos ovos a partir da fervura de matérias-primas encontradas na natureza como beterraba, casca de cenoura, cebola, entre outros, os participantes da oficina ainda podem concorrer a cestas de produtos Café Morro Grande, que premia os autores dos três ovos mais bonitos.

A oficina resgata um costume de mais de 120 anos, a fim de preservar as lembranças dos descendentes da Província de Trento. Para fixação da imagem no ovo, um mosaico com flores do campo e folhas é montado em um pedaço de pano, que embrulha os ovos e segue para fervura. O resultado é sempre uma surpresa porque são formadas ilustrações únicas e inimitáveis, verdadeiras obras de artes.

Foto: Divulgação
Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também