Connect with us

Cultura

Shopping Piracicaba traz exposição de caricaturas em comemoração ao Mês da Mulher

Fernanda Maestro

Published

on

O Shopping Piracicaba, para comemorar o Mês da Mulher, traz a exposição gratuita “Mulheres Cheias de Graça”, disponível até 31 de março, na Praça de Alimentação do piso L2.

Foto: Divulgação

São 45 caricaturas sobre o universo feminino, retratando diferentes mulheres, com seus estilos, profissões, carreiras, ideias e particularidades. As obras são do acervo histórico do Salão Universitário de Humor de Piracicaba/Unimep, presidido pelo artista plástico Camilo Riani.

Para compor as obras, os universitários utilizaram diversas técnicas artísticas, como aquarela, lápis, nanquim, pintura digital e tinta acrílica entre outros.

Entre as mulheres homenageadas estão apresentadoras, como a Xuxa, Ana Paula Padrão e Hebe; cantoras, como a Shakira e Rita Lee; figuras políticas, como Dilma Rousseff; a cartunista Laerte; e personalidades públicas, como Frida Kahlo e Madre Teresa de Calcutá.

A exposição tem apoio do Centro Cultural Martha Watts.

Salão Universitário de Humor de Piracicaba/Unimep

Inaugurado em 1992, o Salão Universitário de Humor de Piracicaba/Unimep surgiu como um espaço para os jovens talentos de todo o país, já que a cidade se consagrava como uma das capitais do humor. O projeto cresceu e ganhou outra dimensão, tendo abrangência latino-americana até tornar-se internacional, atualmente.

Camilo Riani

Presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba/Unimep, Camilo Riani é artista plástico, caricaturista, pesquisador e professor universitário de design, criação, arte, publicidade e ilustração. Doutor e pós-doutor em pensamento criativo, arte, imagem e educação, Riani conta com premiações nacionais e internacionais na área do humor gráfico e desenvolveu projetos com Ziraldo, Paulo Caruso, Dalcio, Baptistão entre outros artistas gráficos brasileiros. Riani também produziu trabalhos para a televisão e mídia impressa e online, com editoras como Globo, Folha de S. Paulo, O Pasquim, Abril (revista Elle) e Le Monde Diplomatique.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.