Connect with us

Notícias

Câmara de Piracicaba vota e decide não abrir CPI do Semae

Rafael Fioravanti

Published

on

Nesta segunda-feira (11), a Câmara de Vereadores de Piracicaba colocou em votação o requerimento 92/2019, que pedia a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar irregularidades na gestão do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Em suma, a CPI não prosperou, visto que 12 vereadores votaram contra e apenas 10 foram a favor.

Foto: Fabrice Desmonts.

Os 12 vereadores que votaram contra a CPI foram: André Bandeira, Capitão Gomes, Isac Souza, Jonson Oliveira, José Longatto, Marcos Abdala, Osvaldo “Tozão” Schiavolin, Paulo Henrique, Pedro Kawai, Rerlison Rezende, Ronaldo Moschini, e Wagner Oliveira.

O vereador Ary Pedroso Jr chegou, inclusive, a propor o adiamento do requerimento por três reuniões ordinárias, mas teve o seu pedido rejeitado. Diversos parlamentares se revezaram na tribuna para discutir o requerimento, com apontamentos para a necessidade de esperar a audiência pública — agendada para 20 de fevereiro –, quando o presidente do Semae (Serviço Municipal de Agua e Esgoto), José Rubens Françoso, estará à disposição para responder questões referentes à falta de água em Piracicaba.

O assunto tem dado o que falar. Na 1ª reunião ordinária de 2019, que ocorreu na segunda-feira (4), o representante comercial Edvaldo Brito ocupou a tribuna popular da Câmara apontando o problema da falta de água e do valor da tarifa, que teve anunciado o reajuste de 4,96%.

Na 2ª reunião ordinária, ocorrida na quinta-feira (07), José Rubens Françoso esteve na Câmara e detalhou as explicações técnicas para a falta da água. Segundo ele, nos últimos 38 dias foram realizadas oito manutenções da rede, o que acaba exigindo a necessidade de interrupção do abastecimento em alguns locais.

As críticas à constante falta de água são cada vez mais recorrentes na Câmara, mas parece que o povo ainda está longe de ter uma resposta satisfatória.

Rafael é formado em jornalismo pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

26 Comments

26 Comments

  1. Avatar

    Anônimo

    12 de fevereiro de 2019 at 9:31

    Se não cai a casa de tudo mundo ai

  2. Avatar

    Marcos done Moreira

    12 de fevereiro de 2019 at 9:35

    São todos sem vergonha porque se abrir uma coisa muitas coisas vão aparecer tem que acabar com essa Câmara de vereadores todos corrupto

  3. Avatar

    Anônimo

    12 de fevereiro de 2019 at 9:41

    E por causa que a agua nao esta vindo altissima na casa desses vereadores,se nao estaria cobrando pelos seus direitos….

  4. Avatar

    Sidneia Fernandes

    12 de fevereiro de 2019 at 9:55

    E nós ficamos agua até quando ?

  5. Avatar

    José Maurício Ribeiro da silva

    12 de fevereiro de 2019 at 10:06

    Acho isso uma pouca vergonha,,,gente vota no vereador p ajudar o povo,,p favorecer povo,isso que ganhamos de retorno,galera pense quem vai votar na eleição,escolha direito seus candidatos,para não acontecer isso que estamos vendo,vamos votar consciente..

  6. Avatar

    cristiano

    12 de fevereiro de 2019 at 10:42

    Esses ( fdp ) que votaram contra, com certeza devem levar uma graninha por fora, pra colocar panos quentes ou ahua na fogueira!!!!

    Vergonha

  7. Avatar

    Pedri

    12 de fevereiro de 2019 at 10:44

    O problema é toda vez que falta água…depois ela volta às torneiras…e a conta aumenta…!!!Estranho….coincidência..???

  8. Avatar

    Vladmir

    12 de fevereiro de 2019 at 10:50

    Com sertesa os q votaram contra é pq tem o rabo prezo nas proximas eleiçoés vamos anotar os nomes destes cidadaõs isto é se devemos considera cidadaõs e divugar o nomes deles no momento serto nas eleiçoes

  9. Avatar

    Luis Fernando rinoldi

    12 de fevereiro de 2019 at 11:03

    Ai tem , não custa nada abrir uma cpi no samae , os vereadores e o população de piracicaba tem obrigação de saber oque esta acontecendo dentro do samae,já que é um órgão público, é a água mais cara do Brasil, e a água de Piracicaba não é tão boa assim como eles falam.

  10. Avatar

    Davi

    12 de fevereiro de 2019 at 11:25

    Os vereadores que votaram não……………….são todos do esquema, são as laranjas podre q estão ai a algum tempo já né SR ANDRÉ BANDEIRA……………..CPI NO SEMAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  11. Avatar

    WILSON

    12 de fevereiro de 2019 at 11:35

    TEM VÁRIOS VEREADORES QUE JÁ ESTÁ NA HORA DE CAIR FORA JÁ VIROU UMA MÁFIA

  12. Avatar

    marcelo

    12 de fevereiro de 2019 at 12:21

    É só não votar nesses na próxima eleição, bando de sem vergonha

  13. Avatar

    João Paulo Lima barbosa

    12 de fevereiro de 2019 at 12:26

    Privatização JÁ !!!!

  14. Avatar

    renato

    12 de fevereiro de 2019 at 12:34

    meus amigos guardem bem os nomes de cada um que votou contra a CPI para que na próxima eleição não erremos em votar quem esta contra o povo !!! nossa única arma contra a corrupção é o voto …

  15. Avatar

    Rosana

    12 de fevereiro de 2019 at 13:28

    Com certeza na casa deles não falta água,o que faltam nesses políticos é empatia,ganham muito bem,deveriam ter contrato igual a todos os trabalhadores,prometeu tem que cumprir…se não rua , não é assim como todos?

  16. Avatar

    Bozo

    12 de fevereiro de 2019 at 13:43

    Eu acho que não sabem nem conduzir uma CPI e outra quais leis aprovam aqui? São as mais ridículas possível… é pra acabar ,esse país é uma piada e o povo são os palhaços desses sangue sugas…

  17. Avatar

    Bozo

    12 de fevereiro de 2019 at 13:46

    Acho que não sabem conduzir uma CPI,as leis aprovadas aqui são ridículas ,esse país parece um circo e os palhaços somos nós,bando de sangue sugas

  18. Avatar

    Carlos

    12 de fevereiro de 2019 at 14:16

    Infelizmente, aqui também existe o corporativismo covarde de um grupo de pessoas que foram eleitas para defender os interesses de uma população e fazem exatamente o contrário. Esta situação só mudará quando os eleitores votarem com a consciência, não com o fígado ou o bolso.

  19. Avatar

    Rodinir

    12 de fevereiro de 2019 at 16:23

    Com certeza tem falcatruas nisso tudo, de um mês para o outro minha conta triplicou sem mais e sem menos, algo tá muito errado e precisa ser investigado urgente!

  20. Avatar

    Denivam Junior

    12 de fevereiro de 2019 at 16:30

    De fato é muito estranho isso, não abrir uma CPI com base em que? O Semae vem anos apos anos prestando um serviço ridiculo para a população, e no momento em que temos a oportunidade de investigar tudo isso, não é aprovada!?
    Precisamos tomar uma atitude de investigar esses Veradores e não mais o Semae, precisamos abrir uma abaixo assinado já, e não esperar as próximas eleições. Até lá já sera tarde. Piranot, nos ajude com isso. Divulgue Esse abaixo assinado.

  21. Avatar

    A voz da verdade

    12 de fevereiro de 2019 at 16:33

    Kkkkk essa e a culpula do PSDB todos maçons olham só para seu bolso .. o culpado de tudo isso e o povo mais humilde que se deixa levar por pessoas corruptas…como esses que votar contra a CPI…só tenho uma coisa em mente quem não deve não teme

  22. Avatar

    adilson

    12 de fevereiro de 2019 at 17:48

    Porque na casa deles não falta água faltasse ai eles ia chiar bando de vagabundo

  23. Avatar

    Paulo Sergio Barbetta

    12 de fevereiro de 2019 at 21:27

    E vocês continuam votando nesta corja, o povo é quem tem que decidir se há CPI ou não, todos esses aí têm rabo preso… Com certeza têm…

  24. Avatar

    Tico

    13 de fevereiro de 2019 at 1:11

    Enfia o tijolo no cuuu desse tozao sem vergonha e o wagnao é só 4 anos passa rápido a população é a vida inteira safado

  25. Avatar

    WESLEIA ARRUDA

    13 de fevereiro de 2019 at 19:51

    Guardem bem os nomes dos vereadores que foi contra, certeza que tem rabo preso nisso.

  26. Avatar

    Gisele

    10 de março de 2019 at 23:49

    Até quando iremos continuar pagando R$ 200,00 … de água ??????
    Até quando??????
    A população exige uma explicação.