Connect with us

Notícias

Barragem de Americana e possível “destruição” de Piracicaba gera memes nas redes sociais

Rafael Fioravanti

Published

on

O abandono da barragem de Salto Grande, em Americana (SP), e o possível efeito catastrófico sobre Piracicaba, tem gerado uma série de memes nas redes sociais.

Tudo começou quando uma reportagem da TV bandeirantes — veiculada no último dia 07 — acusou a barragem de Salto Grande, em Americana, de figurar na lista de “barragens de alto risco” da Agência Nacional de Águas. No caso, a barragem possui 1,7 trilhão de litros de água contaminada por esgoto de 18 diferentes municípios. É tanta poluição que até vegetação já cobriu as águas da represa.

Se o pior acontecesse com a barragem, a reportagem da TV Bandeirantes comentou que as cidades de Piracicaba e Limeira seriam “varridas do mapa”. Bom, independente de tudo, há de se dizer que houve exagero por parte do noticiário veiculado.

O Jornal PIRANOT entrou em contato com Odair Mello, secretário da Defesa Civil, e chegou à conclusão que, caso a barragem em Americana se rompa, Piracicaba realmente será um dos municípios atingidos… porém, longe de ser “varrido do mapa”. Ele explica: “se caso acontecer da barragem se romper, o impacto atingiria as regiões localizadas às margens do Rio Piracicaba. Porém, a informação de que Piracicaba será ‘varrida’ do mapa não procede, visto que a cidade é construída por vales e a água teria que subir uma altura equivalente a 100 metros para literalmente varrer o município”.

Somado a isso, o secretário também disse que estudos foram feitos e que a água levaria cerca de 03h15 para chegar na divisa de Piracicaba e Iracemápolis, tempo suficiente para que toda a população ribeirinha, em caso de caos, seja retirada de suas casas num plano de emergência. Odair finaliza: “no momento em que houver a confirmação de que a barragem se rompeu, estaremos atuando e avisando a população para que evacue todas as áreas alarmantes.”

Por ora, vale ressaltar que a barragem de Americana foi construída no ano de 1949. Até o momento, não há qualquer indício que mostre possibilidade de rompimento.

Memes

Não demorou muito para que diversos internautas criassem memes nas redes sociais, satirizando a situação. Uns criaram fotos com ondas gigantes engolindo Piracicaba; outros, ainda mais criativos, criaram vídeos. Confira abaixo algumas sátiras que pipocaram pelas redes sociais.

Barragem de Americana e possível "destruição" de Piracicaba gera memes nas redes sociais

Foto: internautas.

Foto: internautas.

Foto: internautas.

Foto: internautas.

Rafael é formado em jornalismo (comunicação social) pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

3 Comments

3 Comments

  1. Avatar

    Anônimo

    12 de fevereiro de 2019 at 8:20

    🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  2. Avatar

    Leia

    12 de fevereiro de 2019 at 11:39

    Sim dá para avisar com certeza se houver alguém trabalhando no local…nem fica técnico no local…quer dizer avisam 3 horas depois quando todo mundo morrer…E uma beleza…ninguém tomando providências e responsabilidade zero.autoridades Piracicabana cadê vocês ?

  3. Avatar

    Roseli Maria Magro

    12 de fevereiro de 2019 at 21:43

    Primeiro: A reportagem que eu vi foi na EPTV1 e só falou que carreira do mapa Piracicaba, e não outras cidades
    SEGUNDO: Se a barragem estourar vai contaminar todo Rio Piracicaba ! E ninguém terá água potável.
    Então senhores usem a cabeça e vão soltando devagar á água desta represa, isto é se não for contaminar todo Rio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.